Resumo

Título do Artigo

Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação: Uma pesquisa bibliométrica dos últimos cinco anos
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Tecnologias da informação e comunicação (TICs)
Educação
Bibliométrico

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

E-learning e o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

Autores

Nome
1 - Igor Tairan Mazzini
Universidade Regional de Blumenau - FURB - Blumenau/SC
2 - Ana Clara Berndt de Souza
Universidade Regional de Blumenau - FURB - PPGAd - Campus 1
3 - Maria José Carvalho de Souza Domingues
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tem impactado significativamente as mais diversas áreas. Como consequência, escolas e universidades também estão abrindo espaço a novos métodos de ensino utilizando tais tecnologias. Tal fenômeno pode ser observado pelo grande aumento de publicações científicas com esse foco nos últimos anos.
Desse modo, essa pesquisa busca analisar estatisticamente as pesquisas publicadas nas bases de dados da Scopus e Web of Science, nos anos de 2016 a 2020, referentes ao uso de TICs na educação.
Em uma percepção contemporânea de educação, as Tecnologias da Informação e Comunicação (doravante TICs) estão frequentemente no topo da lista em discussões sobre inovação de práticas pedagógicas, mediação pedagógica no uso de recursos tecnológicos por professores, bem como inclusão digital (Brito, 2019). De acordo, Pires e da Silva (2019) afirmam que as TICs diferenciam as aulas do modelo tradicional, incluindo som, imagem, e outras formas de comunicação acessíveis e rápidas. Desse modo, grande parte dos autores percebem mudanças no cenário da educação, bem como nos professores e alunos.
No total, foram analisados 1845 artigos presentes nas duas bases, que apresentaram as redes de autoria destes artigos, bem como nuvens de palavras das temáticas e palavras-chaves escolhidas, contribuindo com a literatura do campo. Nos artigos mais recentes, evidencia-se as temáticas: Competências, Educação Geral, Inclusão Social, Pensamento Computacional e Pertencimento. Por fim, tem-se como limitação as bases de dados utilizadas, visto que não compreendem toda a literatura publicada sobre o tema.
A análise feita em ambas base de dados resultou em um maior conhecimento do panorama da pesquisa em TICS. Foram analisados rede de autores, temáticas de estudo e metodologias. Por fim, oito países foram identificados como principais líderes na temática. Além disso, é importante ressaltar que o número de bases de dados utilizadas como fonte para as análises constitui uma limitação a pesquisa, visto que provavelmente existem artigos sobre o tema anexados em outras bases.
Brito, J. C. S. (2019). O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como instrumento mediador no processo ensino-aprendizagem. Cox, M., Cox, K., & Preston, C. (2000). What motivates teachers to use ICT? da Silva, M. R., Hayashi, C. R. M., & Hayashi, M. C. P. I. (2011). Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência Da Informação e Documentação, 2(1), 110–129. Pires, P. A. G., & da Silva, L. L. (2019). Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e trabalho docente: desafio pedagógico. Momento-Diálogos Em Educação,