Resumo

Título do Artigo

EFEITO DO SISTEMA CULTURAL NA DISCLOSURE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
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Palavras Chave

Sistema Cultural
Responsabilidade Social Corporativa
Divulgação Ambiental

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - THICIA STELA LIMA SAMPAIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Ciências Contábeis
2 - Alan Bandeira Pinheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade
3 - Daniel Barboza Guimarães
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria
4 - Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

As firmas tradicionalmente têm sido concebidas como entidades maximizadoras de lucro. No entanto, nos últimos anos, questões como governança corporativa, ética empresarial e responsabilidade social corporativa (RSC) têm ganhado espaço nas discussões acadêmicas e empresariais, especialmente devido aos monumentais escândalos corporativos. Nesse sentido, as firmas compreendem que existem mais partes interessadas no seu negócio (teoria dos stakeholders) do que apenas os investidores e acionistas (teoria dos shareholders).
Práticas de disclosure são diferentes entre países com diferentes sistemas culturais, uma vez que stakeholders locais podem exercer diferentes pressões. Nesse contexto, a pergunta que direciona essa pesquisa é: Qual é o efeito do sistema cultural nacional na disclosure de responsabilidade social corporativa nas empresas do setor energético? Assim, o presente estudo objetiva examinar o efeito do sistema cultural na disclosure de responsabilidade social corporativa das empresas do setor energético.
As informações disponibilizadas nos relatórios financeiros para os shareholders nem sempre são suficientes. Assim, a transparência corporativa é expandida para todos os stakeholders e para outras áreas, por exemplo, a de responsabilidade social corporativa, com a utilização dos relatórios ambientais. Nesse contexto, as práticas de responsabilidade social corporativa são influenciadas pelas pressões dos stakeholders e pelo ambiente cultural em que a firma opera.
A pesquisa analisou uma amostra de 62 empresas líderes do setor energético de 25 países. O processo de coleta utilizado segue o framework desenvolvido por Gamerschlag, Moller e Verbeeten (2010). Os autores elencaram um conjunto de palavras-chaves que tem estrita relação com a responsabilidade social corporativa. A variável dependente é o nível de divulgação ambiental das empresas. As variáveis independentes são compostas pelo sistema cultural dos países analisados. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, inferencial, correlação e regressão de dados em painel.
Os resultados evidenciam que o nível de divulgação de responsabilidade social corporativa é diferente dependendo do sistema cultural do país. Existem pressões institucionais, que incentivam as empresas a divulgar um relatório de sustentabilidade mais completo. Foi constatado que empresas sediadas em culturas com maior nível de indulgência e com maior orientação para o longo prazo tendem a ter uma maior divulgação ambiental. Ademais, fatores como sistema legal do país, sistema de comunicação do país e estabilidade econômica são elementos que também afetam positivamente a divulgação de RSC.
Os resultados obtidos permitem concluir que o sistema cultural dos países pode afetar o reporte ambiental nas empresas do setor energético. Diante disso, as diferenças culturais contribuem para que as empresas adotem mais ou menos práticas de RSC. Além disso, percebe-se que em países com sistemas culturais similares, as firmas também apresentam um nível de divulgação socioambiental semelhante. Portanto, a dimensão cultural, legal e de comunicação exerce um importante papel no comportamento responsável das firmas.
Garcia-Sanchez, I. M., Cuadrado-Ballesteros, B., & Frias-Aceituno, J. V. (2016). Impact of the Institutional Macro Context on the Voluntary Disclosure of CSR Information. Long Range Planning, 49(1), 15–35. Hofstede, G. (2011). Dimensionalizing Cultures: The Hofstede Model in Context. Online Readings in Psychology and Culture, 2(1), 1–26. Miniaoui, Z., Chibani, F., & Hussainey, K. (2019). The impact of country-level institutional differences on corporate social responsibility disclosure engagement. Corporate Social Responsibility and Environmental Management ,1-14.