Resumo

Título do Artigo

Logística Reversa no E-commerce de Moda Feminina: um Estudo de Caso em Quatro Médias Empresas Brasileiras
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Palavras Chave

Logística reversa
Comércio Eletrônico
Correios

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Paulo Renato de Sousa
Fundacao Dom Cabral - Campus Aloysio Faria - Alphaville Lagoa dos Ingleses
2 - Dayse Cristina Rux
Fundacao Dom Cabral - Blumenau
3 - Kassin Thayana G T D Reis e Silva
Fundacao Dom Cabral - Blumenau
4 - Letícia Susane Girolla
Fundacao Dom Cabral - BLUMENAU
5 - Lucas Fernando Martins
Fundacao Dom Cabral - Blumenau

Reumo

Este artigo discute, a partir da teoria, diferentes fatores de operações e aplicações que envolvem a logística reversa na cadeia de suprimentos de moda feminina de quatro médias empresas, destacando vantagens e redução de custos.
Através de um grupo focal foram analisados os processos existentes e os principais desafios na área da logística reversa no e-commerce de moda feminina no Brasil em quatro empresas de médio porte brasileira.
A instabilidade da economia e possíveis efeitos da crise do coronavírus resultaram diretamente na renda e nos hábitos de consumo. Durante a pandemia, no Brasil, houve um aumento nas vendas, garantindo o funcionamento do negócio e evitando a exposição de quem compra (Ebit, 2020). Em um país com um território geográfico extenso e uma logística de entrega complexa, é imprescindível se desenvolver estratégias de acordo com as necessidades específicas dos clientes e levar em consideração a natureza das operações.
Desenvolvimento de um modelo que visa reduzir prazo e custo de transporte no frete de retorno e reduzir parte da dependência dos Correios
O resultado alcançado foi a proposta de duas soluções para as empresas que atuam nesse segmento, a primeira concentrando parte das entregas em São Paulo, diminuindo o prazo de retorno dos pacotes à sede das empresas e, por consequência, gerando valor para o cliente. A segunda foi o desenvolvimento de um fornecedor para captar os objetos em cada capital e consolidar o envio desses ao ponto de receptação de cargas, contribuindo para redução de prazos e custos.
A partir de um modelo teórico proposto por Leite (2017), foi desenvolvida uma metodologia de logística reversa para quatro empresas brasileiras de médio porte que atuam no e-commerce de moda feminina visando redução no prazo e no custo de transporte no frete de retorno das mercadorias e também reduzindo parte da dependência dos Correios e gerando valor para os clientes.