Resumo

Título do Artigo

EFEITO DO SISTEMA NACIONAL DE NEGÓCIOS NA DIVULGAÇÃO DOS GASES DO EFEITO ESTUFA
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Palavras Chave

Sistema Nacional de Negócios
Gases do Efeito Estufa
Divulgação Socioambiental

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desempenho Social Corporativo (CSP)

Autores

Nome
1 - Alan Bandeira Pinheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade
2 - THICIA STELA LIMA SAMPAIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Ciências Contábeis
3 - Wendy Beatriz Witt Haddad Carraro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade
4 - Cíntia de Melo de Albuquerque Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Reumo

Evidências científicas indicam que a emissão de carbono é a principal causa do aquecimento global (Luo, 2019). Nesse sentido, diversas pesquisas têm analisado como o ambiente institucional dos países pode afetar a divulgação ambiental de suas firmas (Coluccia, Fontana, & Solimene, 2018; Oliveira, Rodrigues Júnior, Lima, & de Freitas, 2018; Soares, Abreu, Rebouças, & Marino, 2020). Contudo, esses estudos prévios têm algumas limitações, como ausência de pesquisas que trabalhem apenas a divulgação dos gases do efeito estufa (Luo, 2019; Luo et al., 2012).
Conforme Luo (2019), estudos devem analisar o efeito das pressões institucionais na divulgação de gases do efeito estufa. Portanto, mediante esse contexto, o presente estudo tem como pergunta direcionadora: Qual o efeito do sistema nacional de negócios na divulgação de informações dos gases do efeito estufa? Para tanto, a pesquisa tem como objetivo: investigar o efeito do sistema nacional de negócios das dez maiores economias mundiais na divulgação de informações de gases do efeito estufa de suas empresas.
As práticas sociais e ambientais de uma empresa são determinadas pelo sistema nacional de negócios do país em que ela está sediada (Ioannou & Serafeim, 2012). Este termo foi usado pela primeira vez por Whitley (1999), ao definir o conjunto de características institucionais historicamente construídas. É composto pelos aspectos políticos (corrupção), financeiros (sistema financeiro), educacionais (qualidade da educação), trabalhistas (relações de trabalho), culturais (distância ao poder) e econômicos (desenvolvimento econômico) de um país (Ioannou & Serafeim, 2012).
Esse estudo caracteriza-se como descritivo e explicativo, bem como possui natureza quantitativa. A pesquisa analisou uma amostra de 1.072 empresas, que responderam ao questionário do Carbon Disclosure Project, no ano de 2018. A variável dependente é o nível de divulgação dos gases do efeito estufa e as variáveis independentes representam o sistema nacional de negócio dos países. Os dados foram analisados através de técnicas estatísticas, como estatística descritiva e inferencial, correlação entre variáveis e análise hierárquica de dados.
As hipóteses 1, 2 e 5 foram confirmadas. Assim, em ambientes com menor nível de corrupção, uma maior facilidade de acesso ao crédito e menor estratificação social, as empresas tendem a ter um comportamento mais responsável. Não foi possível comprovar as hipóteses 3,4 e 6. Embora tenha sido encontrado que o sistema trabalhista e o sistema educacional possam influenciar na divulgação dos gases do efeito estufa, os sinais encontrados divergem das hipóteses desenvolvidas anteriormente, afetando negativamente a divulgação. Não foi possível constatar a influência do sistema econômico na divulgação.
A pesquisa concluiu que o sistema nacional de negócios pode afetar as práticas de divulgação dos gases do efeito estufa. Os resultados encontrados demonstram que a divulgação dos gases do efeito estufa pode ser um reflexo do sistema nacional de negócios do país. Em países menos corruptos, com maior facilidade de acesso ao crédito e com menor desigualdade de poder, as empresas tendem a divulgar mais informações de suas emissões atmosféricas.
Luo, L., Lan, Y. C., & Tang, Q. (2012). Corporate Incentives to Disclose Carbon Information: Evidence from the CDP Global 500 Report. Journal of International Financial Management and Accounting, 23(2), 93–120. Luo, L. (2019). The influence of institutional contexts on the relationship between voluntary carbon disclosure and carbon emission performance. Accounting and Finance, 59(2), 1235–1264. Whitley, R. (1999). Divergent Capitalisms. The Social Structuring and Change of Business Systems.