Resumo

Título do Artigo

Liderança Servidora: Análise Psicométrica de Escalas em Lideranças Missionárias Expatriadas em Moçambique
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Liderança
Liderança Servidora
Missões Humanitárias

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Leonardo Paulino
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - FACE
2 - Anderson de Souza Sant'Anna
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos

Reumo

Em meio a um dos períodos de maior expansão global nos fluxos de refugiados associados tanto à intensificação de conflitos armados, quanto a desastres naturais, assiste-se à ampliação de instituições não governamentais e religiosas vocacionadas ao apoio humanitário a tal crescente contingente de pessoas (Alipui & Gerke, 2018).
Nesse contexto, países como o Brasil, quer por motivos históricos em atuações humanitárias, filantrópicas e missionárias; quer por características culturais, ganham projeção nesse campo, suscitando a relevância de se melhor compreender fatores que suportam tais diferenciais competitivos (Gomes, 2016). Dentre eles, comumente, faz-se menções a características de liderança dessas instituições e indivíduos, em particular aquelas associadas ao estilo de liderança servidora.
Diante disso, a proposta deste artigo consiste em apresentar resultados de pesquisa desenvolvida junto instituições e missionários brasileiros em iniciativas humanitárias a cidadãos moçambicanos vítimas de precariedades vivenciadas por anos de guerra civil e disputas políticas visando identificar a presença de características de liderança servidora, conforme proposta por Patterson (2003). O estudo envolveu, também, a validação das escalas utilizadas para sua mensuração, incluindo sua dimensionalidade e confiabilidade
Em termos metodológicos o estudo compreende versão do instrumento (Patterson, 2003) para a língua portuguesa, incluindo validação semântica, por meio de linguista de origem moçambicana, residente no país. Isto posto, o questionário foi aplicado a 206 cidadãos da província de Nanpula, região norte de Moçambique (África). Após tabulação e tratamento exploratório dos dados - outliers uni e multivariados e dados ausentes - foram verificadas premissas à análise multivariada que incluíram, por meio de análises fatoriais, cálculos da dimensionalidade e confiabilidade das escalas
Como resultados foi possível a validação das escalas destinadas à mensuração do modelo de liderança servidora de Patterson (2003), bem como corroborar resultados anteriores que apontam para a relevância de especificidades do exercício da liderança por expatriados de países como o Brasil, em relação a variáveis da liderança servidora. Os resultados contribuem, também com estudos mais recentes que denotam a importância do contexto e das interações entre os envolvidos na efetividade da liderança.
Além de contribuições em nível metodológico, representada pela validação da escala de liderança servidora adotada e contribuições em nível teórico, no que se refere a potenciais relações entre cultura, contexto e liderança, o estudo aporta também subsídios significativos à seleção, desenvolvimento e avaliação de lideranças expatriadas junto a países e regiões em conflitos armados e desastres naturais em que a atuação de organizações não governamentais se fazem requeridas, com estilos de liderança que aportem não somente recursos materiais, mais igualmente aspectos humanos e afetivos.