Resumo

Título do Artigo

A TRÍADE SOCIAL: convergências e divergências conceituais
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inovação social
Tecnologia social
Empreendedorismo social

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - José Ednilson Matos Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós- Graduação em Administração - PROPADM/UFS
2 - Maria Conceição Melo Silva Luft
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPADM
3 - Veruschka Vieira Franca
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - PROPADM
4 - Rodrigo Mascarenhas Amorim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe

Reumo

Apesar do evidente crescimento de publicações sobre os temas inovação, tecnologia e empreendedorismo sociais, pouco se sabe sobre a relação entre esses eixos, uma vez que essa discussão ainda é incipiente. Há uma grande dificuldade conceitual quando se trata dessa tríade social, provocada pelas incertezas naturais de um campo de estudo que ainda está em construção, caracterizado pela interdisciplinaridade e a polissemia, tem-se uma grande variedade e divergentes conceitos, o que faz com que haja uma fragilidade ainda muito observada quanto às escolhas teóricas que envolvem os três eixos.
Diante desse cenário, surge um questionamento que norteará todo esse estudo: Quais as semelhanças e divergências nos conceitos que compõem o arcabouço teórico da tríade social – inovação, tecnologia e empreendedorismo social? Portanto, o objetivo dessa pesquisa é analisar as convergências e divergências dos conceitos de inovação social, tecnologia social e empreendedorismo social. Sendo justificada pela necessidade de uma maior compreensão sobre os termos que formam a tríade social e sua relação, uma vez que essa discussão ainda é incipiente, num campo de estudo que ainda está em construção.
A atuação do que nesse estudo denomina-se como tríade social é a implementação de três grandes eixos sociais, a partir do propósito de promover soluções que possibilitem melhoria da qualidade de vida aos cidadãos. Em linhas gerais, a inovação social é o processo para gerar soluções a problemas sociais; a tecnologia social se apresenta como a ferramenta/método para que a inovação aconteça (DAGNINO; BRANDÃO; NOVAES, 2004; FRANZONI; SILVA, 2016) e o empreendedorismo social é a estratégia que irá prover os recursos necessários para a implementação da inovação (GANDHI; TEIXEIRA, 2019).
Alguns elementos foram encontrados nos mais diversos conceitos que envolvem esses eixos analisados, elementos que se apresentam como pontos de interseção da tríade social, são eles: a cooperação e colaboração entre os agentes sociais; a busca pela solução de uma problemática social, para promover melhoria na qualidade de vida da sociedade e gerar valor social, ou seja, a missão social que se apresenta como o eixo central dessa tríade. Já como partes incongruentes pode-se relatar a própria atuação de cada eixo na busca pela promoção de soluções aos problemas sociais identificados.
Uma vez que o estudo foi concluído é possível identificar que para além de conceitos convergentes ou divergentes, na verdade essa relação que compõe a tríade social (aqui denominada) é uma relação interdependente, ou seja, são conceitos complementares. E sendo assim surgem algumas diferenciações entre os conceitos e as relações estabelecidas entre si. Relações de congruência quanto aos fins (o objetivo norteador), mas também de divergências quanto aos meios (parte que cabe a cada eixo no cenário proposto).
DAGNINO, R.; BRANDAO, F. C.; NOVAES, H. T. Sobre o marco analítico-conceitual da tecnologia social. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 65-81,2004. FRANZONI, G. B.; SILVA, T. N. Inovação Social e Tecnologia Social: O Caso da Cadeia Curta de Agricultores Familiares e a Alimentação Escolar em Porto Alegre/RS. Desenvolvimento em Questão, v. 14, n. 37,2016. GANDHI, I. TEIXEIRA, R. M. Relações Conceituais Entre Empreendedorismo Social E Inovação Social: Uma Revisão Sistemática Da Literatura. EnEO 2019.