Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DO EMBEDDEDNESS INSTITUCIONAL E POLÍTICO EM ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO
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Palavras Chave

Investimento Estrangeiro Direto
Determinantes de IED
Embeddedness

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Claudia Beatriz Batschauer da Cruz
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Mestrado Profissional Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL)
2 - Dinorá Floriani
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa De Mestrado Profissional em Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Mohamed Amal
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de pos graduacao em administracao

Reumo

Os estudos sobre os determinantes de IED têm privilegiado a perspectiva nacional e fatores econômicos tradicionais. Mas localidades subnacionais oferecem diferentes fatores, estando sua obtenção condicionada pela influência das relações com diferentes tipos de instituições e governos, ou Embeddedness Institucional e Político. Estes podem influenciar o efeito dos determinantes tradicionais e favorecer a criação de um ambiente subnacional mais favorável em comparação com o nacional, com impacto nas estratégias de localização e empresas multinacionais (EMN).
Os elementos de Embeddedness Institucional e Político na localidade hospedeira influenciam as características e os relacionamentos da subsidiária com os atores do mercado, servindo como fonte e de conhecimento e competitividade (Ratajczak-Mrozek, 2014). No entanto, os estudos a respeito de Embeddedness não o tratam como um fator determinante da escolha da localização. este artigo tem como objetivo analisar o papel do Embeddedness Institucional e Político na configuração das estratégias de localização de uma conhecida multinacional do ramo automobilístico no Brasil.
Este estudo está calcado no Paradigma Eclético (Dunning, 1977; Dunning & Lundan, 2008) e no conceito de Embeddedness, utilizado para descrever e explicar relações relações sociais de atores econômicos e não econômicos, “e a ação econômica imersa em estruturas sociais” (Hess, 2004, p.176). Enquanto Embeddedness Institucional considera o envolvimento ativo das multinacionais na elaboração dessas “regras do jogo, Embeddedness Político refere-se aos laços estabelecidos que envolvem relações de poder, e que apresentam possibilidade de coevolução (Halinen & Tornroos, 1998).
Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, de caráter exploratório utilizando como procedimento o estudo de caso único. A seleção do caso foi baseada em critérios de amostragem intencionais: geográfico, disponibilidade de informantes e conveniência. Obedecendo a esses critérios encontramos a empresa Beta (nome fictício a ser utilizado ao longo do trabalho por razões de confidencialidade). A unidade de análise da investigação empírica é a decisão de seleção da localização da subsidiária da Beta no Brasil.
A análise do caso permitiu identificar os determinantes tradicionais que motivaram a escolha por SC, como a proximidade do porto, infraestrutura, qualidade institucional, incentivos fiscais e influência dos sindicatos. Permitiu também identificar os elementos de Embeddedness Institucional e Político, os quais facilitaram o acesso à informação confiável, a inserção no contexto local, e o alinhamento com os valores e objetivos locais, aumentando as possibilidades de coevolução.
Com base nos resultados deste estudo, concluímos que o desenvolvimento de Embeddedness Institucional e Político pode configurar a escolha das decisões de localização subnacional. Uma localidade subnacional que apresente determinantes econômicos e institucionais menos evidentes em comparação com outras no país hospedeiro pode se tornar a melhor escolha como resultado da influência do Embeddedness Institucional e Político.
Dunning, J. H. (1980), “Towards an eclectic theory of international production: some empirical tests”, Journal of International Business Studies, 11, 9-31. Hess, M. (2004). ‘Spatial’ relationships? Towards a reconceptualization of embeddedness. Progress in Human Geography, v. 28, n. 2, p. 165-186. Halinen, A.; Törnroos, J.‐Å. (1998). The Role of Embeddedness in the Evolution of Business Networks. Scandinavian Journal of Management:14, 187‐205.