Resumo

Título do Artigo

AS CARACTERÍSTICAS DOS COWORKINGS COM POTENCIAL DE INFLUÊNCIA SOBRE O DESEMPENHO DOS NEGÓCIOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
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Palavras Chave

Coworking
Características
Desempenho

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes de Cooperação, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Hérique Costa Ribeiro de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Sede - Recife
2 - TELMA LUCIA DE ANDRADE LIMA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - SEDE
3 - Brigitte Renata Bezerra de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Departamento de Administração

Reumo

Os espaços de coworking são considerados como uma das maiores mudanças nos ambientes de trabalho em prol do conhecimento nos últimos 30 anos e, mesmo assim, ainda é um fenômeno pouco explorado academicamente. O coworking como espaço de trabalho mostra-se como uma alternativa viável e menos custosa para o ambiente profissional, além de facilitar a adaptação de quem não se sente produtivo em home office, além de funcionar como hub social e colaboração, ambiente de interação, onde há espaço para troca de ideias.
Considerando a atualidade, importância e escassez de literatura sobre o tema, faz-se necessário explorar quais características abordadas na literatura que possuem potencial de influenciar empresas em empreendedores. Assim, o objetivo deste trabalho surgiu a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com a finalidade de, dentre os estudos já realizados sobre coworking, identificar quais as características dos coworkings possuem o potencial de influenciar o desempenho dos negócios.
Muitos estudos consideram que a origem formal do coworking vem dos Estados Unidos, em 2005, por Brad Neuberg e Chris Messina, que abriram o primeiro espaço de coworking em São Francisco. Conceitualmente, o ambiente de coworking pode ser entendido como um espaço compartilhado entre coworkers (termo que abrange os empreendedores e os negócios envolvidos que se inter-relacionam e compartilham o mesmo local) que, por meio de interações entre si, fortalecem as conexões, descobrem novas expertises e agregam valor de forma mútua, proporcionando a sensação de comunidade.
Percebeu-se que, no âmbito pessoal, as características dos coworkings têm o potencial de influenciar a produtividade individual dos membros, a qualidade de vida no trabalho e a convivência entre si. No âmbito empresarial/profissional, percebeu-se que grande parte das relações geram ganhos em potencial para o âmbito corporativo dos coworkers, formando três subcategorias de análise: network, criatividade/inovação e financeira. Por fim, a categoria infraestrutura trouxe caraterísticas que estão associadas à localização e ambiente, aspectos relevantes para o estudo dos resultados encontrados.
Percebeu-se que a produtividade pode ser impactada pela combinação da colaboração com o apoio social e a interação presentes nos espaços, que aparentam associar-se à melhora na qualidade dos trabalhos, a satisfação com o autodesempenho. Já com relação à convivência, percebe-se a influência da colaboração, apoio social e troca de informações, concomitantes à redução do isolamento. Nas finanças, o coworking é capaz de gerar redução nos custos como as contas de eletricidade, água, aluguel, entre outras, além de poderem ser próximos à residência ou ao público alvo.
SPINUZZI, Clay. Working alone together: Coworking as emergent collaborative activity. Journal of Business and Technical Communication, v. 26, n. 4, p. 399-441, 2012. CAPDEVILA, Ignasi. Co-working spaces and the localised dynamics of innovation in Barcelona. International Journal of Innovation Management, v. 19, n. 03, 2015. GANDINI, Alessandro. The rise of coworking spaces: A literature review. Ephemera, v. 15, n. 1, p. 193, 2015. ABE, Tomokazu; UDA, Tadashi. A Correlation Analysis of the Questionnaire Survey on Coworking Spaces in Japan. Discussion Paper, Series A, v. 299. p. 1-61. 2016.