Resumo

Título do Artigo

Contexto de isolamento social: um estudo sobre compras via canais de e-commerce e em lojas físicas
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Palavras Chave

Isolamento social
E-commerce
Lojas físicas

Área

Operações

Tema

Gestão de Cadeias de Suprimentos no contexto da COVID-19

Autores

Nome
1 - Luis Carlos Zucatto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES
2 - Tanice Andreatta
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Campus Palmeira das Missões
3 - Paloma de Mattos Fagundes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Palmeira das Missões
4 - Simone Bueno Camara
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Campus Palmeira das Missões
5 - Julia Scarton
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Campus Palmeira das Missões

Reumo

A crise sanitária, desencadeada pela propagação do coronavírus, condiciona mudanças de comportamento, especialmente no que se refere à circulação em ambientes de acesso público, o que tem levado gestores públicos a normatizar, em maior ou menor grau, o distanciamento social. Neste contexto, uma das práticas diretamente afetadas pela restrição de circulação das pessoas é a das compras para suprir necessidades básicas. Por isso, não só grandes redes de varejo, mas também médios e pequenos varejistas têm envidado esforços para atenderem clientes, fazendo entregas de compras remotas a domicílio.
Este estudo é motivado pelos questionamentos: quais os fatores determinantes de compras pela internet, em situação de isolamento social? Quais fatores geram propensão de compra em lojas físicas, apesar da condição de isolamento social? Para se responder a essas questões, definiu-se como objetivos: identificar os fatores que condicionam a decisão de compras de produtos alimentícios, de higiene e limpeza via canais de e-commerce e pesquisar quais aspectos motivam indivíduos a comprar esses produtos em lojas físicas, apesar do contexto de isolamento social.
O comércio eletrônico, ou e-commerce, refere-se às transações online por meio de sistemas eletrônicos como a internet ou outras redes de computadores (Ke, 2019). Para Ferreira, Pedrosa e Benardino (2017) o e-commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial, o qual viabiliza que os consumidores negociem bens e serviços eletronicamente, sem que implique diretamente em tempo ou distância. E, esta forma de prover produtos e serviços mudou tão radicalmente os negócios, que alguns produtos ou serviços só podem ser encontrados em plataformas digitais.
Os dados foram levantados por meio da aplicação de formulário eletrônico, via plataforma Google docs, obtendo-se 256 respostas, sendo 132 de quem realiza compras via e-commerce e 124 de respondentes que compram em lojas físicas. Quanto à análise dos dados, apoiou-se em estatísticas de frequência para análise das variáveis de perfil dos respondentes e Análise Fatorial e de testes de comparação de médias entre diferentes grupos (ANOVA).
Como principais emergências, no que diz respeito às motivações para fazer compras de produtos alimentícios, de limpeza e higiene pessoal em lojas físicas, são: a alternativa de poder escolher os produtos; valorização do comércio local; proximidade dos locais de compra, disponibilidade de tempo. Já, sobre a decisão de compras via canais de e-commerce, destaca-se: segurança quanto aos dados; produtos chegam íntegros; comparação de preços; verificar promoções; evitar filas nas lojas físicas; evitar sair de casa; evitar contágio; realizar outras tarefas, enquanto faz as compras
As compras de produtos alimentícios, de limpeza e de higiene pessoal, quando feitas via canais de e-commerce, apresentam diferenças nas motivações de mulheres e de homens, especialmente em aspectos como: para as mulheres, evitar sair e evitar o contágio; e, para os homens a compra de produtos que não precisem verificar pessoalmente a qualidade. Quanto às compras nas lojas físicas, o que as condiciona é a proximidade da loja, apoio ao comércio local e disponibilidade de tempo.
FERREIRA, T.; PEDROSA, I.; BERNARDINO, J. (2017). Business intelligence for e-commerce: survey and research directions. Disponível em: . Acesso em: 19 de jul. 2020. KE, Y. (2019). The e-commercial quality components impact on customers purchase intention. Journal of Physics: Conference Series, v. 1345, n. 3, p. 171-180.