Resumo

Título do Artigo

Existe uma teoria geral para clusters de negócios? Um novo ponto de vista para estudos teóricos de clusters
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Palavras Chave

Teoria de Clusters
Redes de negócios
Clusters de Varejo

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - Edison Yoshihiro Hamaji
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Campus Conceição
2 - Renato Telles
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - São Paulo - Higienópolis
3 - Gabriel Gomes Ferreira
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Paraíso
4 - Maciel Manoel Queiroz
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - PPGA
5 - Denis Donaire
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Stricto Sensu

Reumo

Na área de estratégia, clusters industriais despertam interesse pela sua competitividade, longevidade e resultados sociais, econômicos e políticos para as regiões onde esses arranjos de negócios operam. Concentrações comercias oferecendo produtos correlatos passaram a ser tratadas como clusters de varejo. A análise crítica da literatura fornece 2 evidências: a pesquisa sobre clusters concentra-se em clusters industriais; e os trabalhos orientados para clusters de varejo adotam, como ponto de partida, a perspectiva teórica construída prioritariamente a partir de estudos de clusters industriais.
Clusters de varejo têm sido estudados a partir de uma plataforma conceitual desenvolvida para clusters industriais. Concentração geográfica, cooperação, complementariedade e equilíbrio, presentes em clusters industriais e de varejo, não conferem a priori a tipificação de um fenômeno único em setores distintos. Atratividade e acesso do mercado de consumo, por exemplo, sugerem diferenças entre os dois fenômenos. Nesse sentido, o objetivo do estudo é a avaliação da competência da base teórica de clusters, majoritariamente construída sobre clusters industriais, na abordagem de clusters de varejo.
Dimensões de análise para clusters de varejo, como mercado consumidor, cultura de comunidade limitada apenas à operação próxima, mas com vínculos sociais menos robustos em relação a clusters empresariais, presença da governança, mais baseada em associações comerciais, diferente dos modelos adotados em clusters industriais, entre outras, sugere padrões distintos para cada um dos fenômenos de aglomeração. Partindo-se da revisão da literatura, foram elencados 12 fatores estruturantes de clusters de negócios, tomados como base para o cotejamento entre clusters industriais e de varejo.
A maioria dos fatores estruturantes de clusters, quando avaliada sua importância para clusters industrias e de varejo, não apresentaram relevância comparável na abordagem dessas duas configurações de negócios. Assim, o desenvolvimento do campo teórico de clusters, baseado em clusters industriais, não evidencia a mesma competência na abordagem de clusters de varejo. Depreende-se, então, a presença de lacuna teórica no campo de clusters ou o reconhecimento de clusters de varejo como fenômeno de aglomeração comparável a clusters industriais, mas demandando abordagem específico na sua apreciação.
Embora clusters possam ser entendidos como sistemas supraempresariais, desenvolvidos a partir da concentração geográfica de empresas com ofertas correlatas de caráter evolutivo e com competitividade diferencial, esse conceito limita-se ao contexto da oferta. A presente pesquisa lança luz sobre a operação de clusters, sugerindo a necessidade do reconhecimento do contexto de demanda de clusters ou, em outras palavras, fenômenos de aglomeração de negócios devem ser conceituados incorporando a compreensão de seus mercados, ou seja, a concepção desses sistemas subordinada a demanda que atendem.
Alcácer, Juan; Chung, Wilbur (2014). Location strategies for agglomeration economies. Strategic Management Journal, 35 (12), 1749-1761, 2014. García‐Lillo, F., Claver‐Cortés, E., Marco‐Lajara, B., Úbeda‐García, M., & Seva‐Larrosa, P. (2018). On clusters and industrial districts: A literature review using bibliometrics methods, 2000–2015. Papers in Regional Science, 97 (4), 835-861. Larsson, J. P.; Öner, Ö. (2014). Location and co-location in retail: A probabilistic approach using geo-coded data for metropolitan retail markets. The Annals of Regional Science, 52(2), 385-408.