Resumo

Título do Artigo

Teoria das Affordances em Sistemas de Informação: uma Análise das Abordagens Teóricas e Metodológicas
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Affordances
Sistemas de Informações
Mapeamento Temático

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Aspectos Comportamentais e Decisórios da TI

Autores

Nome
1 - Gwendole Ramos Duarte
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Marina Valim Bandeira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
3 - Gabriel Gonçalves Sampaio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
4 - Mauricius Munhoz de Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Reumo

As organizações estão permeadas por novas Tecnologias da Informação (TI), visando o aumento da sua eficiência e produtividade. Entretanto, quando os usuários não conseguem atingir o propósito de suas atividades, acabam rejeitando esta TI ou utilizando-a para outros fins. Dentro deste contexto, emergem as affordances da tecnologia, cujo potencial de ação é moldado pelas características da TI e pelas intenções do usuário.
A literatura científica na área de SI ainda é escassa e incipiente e há uma crescente demanda por aprofundamento da investigação que cerca as affordances relacionadas à TI e sua inter-relação com as organizações, pois essa teoria é considerada bastante relevante para o campo de SI. Com base no exposto, a problemática é sintetizada na seguinte questão de pesquisa: de que forma a teoria das affordances é abordada na pesquisa na área de SI? Considerando o contexto e problemática apresentados, o objetivo do estudo é analisar como a pesquisa científica aborda a teoria de affordances no campo de SI.
O conceito de affordances foi cunhado nos estudos de Gibson (1979), que realizou diversos questionamentos a respeito das suposições existentes sobre a percepção e propôs, com a ideia de affordances, uma nova teoria da percepção visual. Affordances são definidas como "o potencial para ação que novas tecnologias possibilitam aos usuários" (Leonardi & Vaast, 2017, p. 152); e são uma lente teórica útil para compreender aspectos da relação entre o artefato de TI e a agência humana (Leonardi et al., 2019; Lehrer et al., 2018).
A condução da pesquisa é realizada por meio de uma revisão sistemática de literatura com abordagem de método misto, utilizando a análise bibliométrica como abordagem quantitativa e a análise de conteúdo como abordagem qualitativa. A combinação desses métodos tem o propósito de servir como parâmetro de completude de pesquisa de método misto, buscando garantir uma imagem completa de um fenômeno (Venkatesh, Brown & Bala, 2013).
A análise bibliométrica demonstrou por meio da Lei de Lotka a existência de 354 autores, sendo Leonardi o autor que mais produziu ao longo do tempo e Sun como um potencial expoente na área. A Lei de Bradford indicou que o periódico MIS Quarterly é o que concentra mais estudos sobre as affordances. A Lei de Zipf destacou “affordances” e “affordances theory” como as palavras-chave mais importantes. Na análise de conteúdo, “Affordances em SI” é a categoria que enquadra mais artigos e a abordagem qualitativa predomina na amostra estudada.
Conclui-se que o objetivo do estudo foi alcançado em virtude do mapeamento da literatura e da agenda entregues. Indicam-se como potenciais pesquisas o mapeamento das atualizações das affordances, o aprofundamento das análises de affordances voltadas às mídias sociais e as inovações e mudanças organizacionais evidenciadas pelas affordances. No campo metodológico, pesquisas quantitativas, teóricas e de métodos mistos também são vislumbradas como oportunidades. Ao final, sugere-se a utilização de outros termos de busca, bem como expandir a análise para outras bases de artigos.
Leonardi, P. M., & Vaast, E. (2017). Social media and their affordances for organizing: A review and agenda for research. Academy of Management Annals, 11(1), 150-188. Leonardi, P. M., et al. (2019). The coevolution of objects and boundaries over time: materiality, affordances, and boundary salience. Information Systems Research, 30(2), 665-686. Lehrer, C., Wieneke, A., Vom Brocke, J., Jung, R., & Seidel, S. (2018). How big data analytics enables service innovation: materiality, affordance, and the individualization of service. Journal of Management Information Systems, 35(2), 424-460.