Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEL EM UMA EMPRESA CIMENTEIRA EM DIREÇÃO À ECONOMIA CIRCULAR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Modelo de Negócios Sustentável
Economia Circular
Indústria cimenteira

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Marina Freire de Paiva Ramos Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - UFC-PPAC
2 - Mônica Cavalcanti Sá de Abreu
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade

Reumo

As empresas tem inserido a temática da sustentabilidade em suas agendas devido a aceleração do desenvolvimento global que acentua exploração dos recursos naturais e impactos ambientais. Torna-se crucial a valorização dos recursos, sendo fundamental a adoção de boas práticas de um modelo de negócios sustentável, modificando o fluxo que visa “extrair-produzir-descartar” para um processo circular. Isto ainda não é uma prática comum no mundo dos negócios, mas para que as empresas se mantenham no mercado é essencial a revisão da gestão para a adoção de modelo de negócios sustentável.
Essa pesquisa propõe responder as seguintes perguntas de pesquisa: Como uma Empresa cimenteira em direção à economia circular favorece a adoção de um modelo de negócios sustentável? Qual valor a empresa oferece e para quem? Como a empresa oferece o valor? Como a empresa captura valor? As evidências empíricas coletadas e analisadas para este artigo demonstram a relação dos valores promovidos e capturados por meio dos elementos do SBM da Empresa ALFA.
As empresas estão realizando a transição dos seus processos de um modelo de produção linear para um modelo circular a partir da utilização eficiente de recursos (GEISSDOERFER et al., 2017; GHISELLINI; CIALANI; ULGIATI, 2016). A temática sustentabilidade integrou-se no vocabulário das agendas das empresas devido emergência pelo modo de exploração dos recursos naturais e alterações climáticas. Para isso, torna-se primordial a elaboração de um modelo de negócios sustentável edificado por arquétipos dos pilares tecnológico, social e organizacional (BOCKEN et al., 2014).
Para cada elemento do modelo de negócios sustentável (SBM) são apresentados os resultados das entrevistas, indicando que a Empresa ALFA favorece a adoção de um SBM através dos elementos do seu modelo de negócios: proposta de valor, criação e entrega de valor e captura de valor (BOCKEN et al., 2014), estimulada pelo pilar tecnológico. Foi apresentado o Framework da pesquisa do modelo de negócio sustentável da Empresa ALFA com a discussão dos seus elementos.
Este artigo fornece uma perspectiva abrangente dos elementos do SBM vinculando o conceito teórico da economia circular impulsionado pelas inovações tecnológicas e do modelo de negócios para propiciar a sustentabilidade industrial a fim de entregar valor para as partes interessadas. O fortalecimento das parcerias entre os stakeholders e o estabelecimento de políticas públicas para viabilizar a economia circular tornam-se essenciais para a sustentabilidade. Neste sentido, a empresa ALFA atua como mobilizadora destas iniciativas.
BOCKEN, Nancy M. P. et al. A literature and practice review to develop sustainable business model archetypes. Journal of Cleaner Production, v. 65, p. 42-56, 2014. GEISSDOERFER, Martin et al. The circular economy: a new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production, v. 143, p. 757-768, Feb. 2017. GHISELLINI, Patrizia; CIALANI, Catia; ULGIATI, Sergio. A review on circular economy: the expected transition to a balanced interplay of environmental and economic systems. Journal of Cleaner Production, v. 114, n. 7, p. 11-32, Feb. 2016.