Resumo

Título do Artigo

A DOÇURA DE UM EVENTO QUE TEM DOCE NO NOME: O SENTIDO DE PERTENCIMENTO E O ENVOLVIMENTO DOS RESIDENTES COM A FENADOCE
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Palavras Chave

eventos
pertencimento
qualidade de vida

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - CRISTIANE BERSELLI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Centro de Integração do Mercosul
2 - Edar da Silva Añaña
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Departamento de Administração
3 - Fabricia Durieux Zucco
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau

Reumo

Os gestores de marketing de destinos têm buscado cada vez mais desenvolver eventos, por compreenderem que o segmento é um importante recurso para o crescimento do turismo (Higgins-Desbiolles, 2018). Os residentes são importante público a participar dos eventos (Chang & Hsieh, 2017). Eventos provocam algumas mudanças comportamentais no destino, alteram valores coletivos e individuais, e influenciam a qualidade de vida (Chen et al., 2018). Mais pesquisas precisam examinar como as experiencias geradas pelos eventos se relacionam com a QV e bem estar dos residentes (Uysal et al., 2016).
Este estudo tem como objetivo examinar como a participação dos residentes em um festival local recorrente pode influenciar no fortalecimento do senso de pertencimento dos residentes ao festival, e quanto os impactos associados ao festival e a pertença influenciam na qualidade de vida percebida. Maiores investigações são necessárias para uma melhor compreensão das interrelações destas dimensões, principalmente por se tratar de um evento recorrente que possui a capacidade de proporcionais efeitos a longo prazo na vida da comunidade anfitriã.
Para Deng et al. (2013) eventos necessitam oferecer uma experiencia composta por benefícios, facilidades, serviços, tema e conteúdo do evento. Dentre as motivações dos residentes participarem de festivais, se destacam a auto-identidade, desenvolvimento econômico, manutenção do patrimônio cultural e benefícios emocionais (Chang & Hsieh, 2017). Impactos negativos também podem ser sentidos (Prayag et al., 2013) Tais atributos influenciam na qualidade de vida (Andereck & Nyaupane, 2011).
O estudo segue uma abordagem quantitativa. O instrumento utilizado na pesquisa foi elaborado a partir de estudos anteriores (Chiang et al., 2016; Delamere et al., 2001; Deng et al., 2013; Prayag et al., 2013; Small, 2007). O trabalho utilizou parte dos dados de uma amostra de 424 respondentes, colhidos durante a 26° Fenadoce, As respostas foram colhidas por meio de escala Likert de sete pontos, variando de um (discordo totalmente) a sete (concordo totalmente).
A organização do evento é o grande responsável pela criação de valor para os residentes, quer pela produção de impactos positivos, quer por fortalecer o pertencimento. Os impactos positivos do evento são importantes para a construção/reforço do senso de pertencimento e na avaliação da QV. Os impactos positivos favorecem diretamente a QV dos residentes. A influência dos impactos negativos na degradação do pertencimento e da QV dos residentes, é menor do que a esperada pelos autores. Também não se confirma a esperada influência direta dos impactos negativos na qualidade de vida dos residentes.
O resultado sinaliza que os residentes da cidade-sede atribuem à organização do evento a responsabilidade maior pela estrutura e pelo processo de criação de valor e de recompensas do evento. Como responsável primeira pela estruturação e pela segurança do evento, é a organização que viabiliza a criação de benefícios e de oportunidades, que faz um evento mais ou menos atraente, mais ou menos encantadora e mais ou menos impactante (positiva ou negativamente).
Andereck, K. L., & Nyaupane, G. P. (2011). Exploring the Nature of Tourism and Quality of Life Perceptions among Residents. Journal of Travel Research, 50(3), 248–260. Deng, C. Q., Li, M., & Shen, H. (2013). Developing A Measurement Scale for Event Image. Journal of Hospitality and Tourism Research, 39(2), 245–270. Magno, F., & Dossena, G. (2020). Pride of being part of a host community? Medium-term effects of mega-events on citizen quality of life: The case of the World Expo 2015 in Milan. Journal of Destination Marketing and Management, 15(January), 100410.