Resumo

Título do Artigo

FATORES INFLUENCIADORES DO COMPORTAMENTO DE COMPRA ONLINE DO ESTUDANTE DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU FRENTE A PANDEMIA CAUSADA PELA COVID-19
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Palavras Chave

E-commerce
Covid-19
Comportamento do Consumidor

Área

Marketing

Tema

Influência do COVID no Marketing

Autores

Nome
1 - Mara Lúcia Drummond Parreiras
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Santo Agostinho
2 - Luiz Roberto Souza Chaves
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Santo Agostinho
3 - Milca Rey de Siqueira
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA (NEWTON PAIVA) - Belo Horizonte
4 - Helena Belintani Shigaki
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Com a crise instituída, o mercado de consumo no Brasil, vem vivenciando, à curto prazo, os impactos por conta das medidas de isolamento social, com a chegada da pandemia causada pela Covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que demanda em fechamento dos espaços físicos e obrigam, de certa forma, os consumidores a buscarem novas formas de consumo, como por exemplo, compras praticadas via internet, por meio do e-commerce, antes não contempladas por muitos deles.
A partir do surgimento do atual surto de coronavírus ocorreu uma apreensão generalizada, onde tudo é novo, que se alastrou velozmente em várias regiões do mundo, com dessemelhantes impactos, não existindo planos estratégicos prontos para serem executados frente a situação (Freitas et al. 2020). Esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar os fatores influenciadores do comportamento de compra online do estudante de pós-graduação frente a pandemia causada pela Covid-19, tomando-se como base a Teoria do Comportamento Planejado (TCP).
A teoria utilizada no artigo é fundamentada nos seguintes pilares: E-commerce no Brasil, Teoria do comportamento planejado e Mudança do comportamento do consumidor. Revendo a literatura sobre o e-commerce no Brasil constatou-se a necessidade de uso da tecnologia e dos meios digitais pelas empresas, como mecanismos para alcance da competitividade em um contexto de cibercultura tão em evidência em todos os segmentos, dentre eles o meio empresarial em que o número de compras pela internet vem aumentando significativamente.
Quanto a metodologia, o artigo expõe uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa de campo, realizada de forma online com estudantes de Pós-graduação Stricto Sensu em todo território brasileiro. Para análise dos dados, utilizou-se o SPSS, para análise descritiva e Análise Fatorial Exploratória, afim de agrupar variáveis relevantes para cada construto. Foram recebidas 330 respostas que, após a aplicação de filtros de análise, descrita com detalhes neste estudo, a amostra foi composta por 249 questionários válidos.
A Análise Fatorial Exploratória mostrou-se aceitável, eficaz e com adequação de amostragem. Houve a extração de 16 fatores que se dividiram em três componentes, com Alfa de Cronbach superior ao mínimo aceitável sugerido por Hair et al. (2009): praticidade na compra online, grupos de referência e, ações promocionais. Estes três fatores influenciadores do comportamento de compra online, representam, respectivamente, a tríade apontada por Gastin e Ribeiro (2018) como influenciadores do comportamento de compra: aspectos psicológicos, aspectos sociológicos e aspectos de marketing.
Os dados coletados permitiram inferir que houve mudança no comportamento do público objeto de estudo no tocante às compras por eles realizadas durante a pandemia causada pela Covid-19, denotando-se uma maior efetivação das compras online no citado período, demonstrando a pesquisa, inclusive, uma tendência de que posteriormente ao término da pandemia, para grande parte dos pesquisados, as compras pela internet farão parte de suas rotinas de compras, o que desvela uma intensificação do e-commerce no Brasil no tocante à parcela dos entrevistados.
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