Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE PESSOAS: Estudo Bibliométrico a partir da base de dados Web of Science.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de Recursos Humanos Verde
Gestão de Pessoas
Análise Bibliométrica

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Marielza Barbosa Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Académica de Administração e Contabilidade
2 - Maria de Fátima Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Reumo

A crescente preocupação mundial pela preservação do meio ambiente e o aumento no nível de poluição ambiental resultaram em um aumento na implementação de políticas e no aumento da pressão para que as empresas passassem a ter uma atitude ética ante as questões ambientais e sociais. A partir daí as organizações passaram a apresentar interesse em investir em ações sustentáveis, sendo assim, alguns modelos emergentes de Gestão de Pessoas vêm demonstrando a importância da área em gerir organizações sustentavelmente em relação aos seus recursos humanos-sociais, naturais e econômicos.
Diante da relevância do tema, este trabalho tem como objetivo a realizar uma Análise Bibliométrica sobre Gestão Sustentável de Pessoas e Gestão de Recursos Humanos Verde, a partir da base de dados Web of Science. Como ferramentas de análise foram utilizados os resultados da própria WoS e dos softwares CitNet e Vosviewer.
Para possibilitar o entendimento da Gestão de Pessoas Sustentável, torna-se relevante compreender que a integração com a sustentabilidade ocorreu a partir da evolução dos modelos conceituais de gestão de recursos humanos, especificamente do modelo de Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Após o predomínio da perspectiva estratégica da gestão de recursos humanos nas três últimas décadas (KRAMAR, 2014), ocorreu o surgimento de uma nova visão: a gestão sustentável de recursos humanos. Essa abordagem reconhece resultados organizacionais mais amplos, incluindo aspectos humanos e sociais nos proc
A partir das análises, foi possível visualizar quatro clusters que representam temas distintos, apesar de suas temáticas estarem bem próximas entre si. Ter-se-ia um primeiro clusters, relacionado ao Desenvolvimento Sustentável. Um segundo cluster que seria mais amplo abordando Gestão Ambiental a partir da sustentabilidade e meio ambiente na perspectiva das organizações cidadãs. Um terceiro cluster relacionado ao Desempenho Ambiental, a partir da sustentabilidade ambiental e do trabalho, e um último cluster relacionado a Gestão de Recursos Humanos Verde e a Gestão da Cadeia de Suprimentos.
Através das próprias análises dos dados da Web of Science, e dos softwares CitNet e Vosviewer, constatou-se que a base de conhecimento com relação a temática esta centrada em três autores principais Jackson, Jabbour e Renwick, apesar de visualizar novos pesquisadores nos últimos anos. Se observou um crescimento representativo nas publicações relacionadas à temática a partir de 2015. Outros resultados podem ser destacados, como os principais periódicos, que são Journal of Clean Production e International Journal of Human Resource Management.
JABBOUR, C. J. C.; JABBOUR, A.B.L.S.. Green Human Resource Management and Green Supply Chain Management: linking two emerging agendas. Journal of Cleaner Production, v. 112, p. 1824 - 1833, 2016. KRAMAR, R. Beyond strategic human resource management: is sustainable human resource management the next approach? Journal The International Journal of Human Resource Management Volume 25, 2014. RENWICK, D. W; REDMAN, T; MAGUIRE, S. Green human resource management: A review and research agenda. International Journal of Management Reviews, 2013, 15(1), 1-14.