Resumo

Título do Artigo

Análise de viabilidade do cultivo do melão espanhol por pequenos produtores cooperados na Região do Semiárido do Rio Grande do Norte
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Agronegócio
Melão Espanhol
Metodologia Multi-Índice

Área

Agribusiness

Tema

Cooperativas

Autores

Nome
1 - José Anízio Rocha de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - DCSA
2 - Alceu Souza
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - PPAD/PUCPR
3 - Josivan Barbosa Menezes Feitosa
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró
4 - Daniela Cordeiro de Sousa Pinheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - campus mossoro

Reumo

A produção de melão no Brasil é concentrada na região potiguar por apresentar condições favoráveis de solo e clima, viabilizando o seu cultivo irrigado. Grandes produtores dominam este mercado e exportam a maior parte de sua produção. Os pequenos produtores, embora representativos em número, já perceberam que alianças estratégicas entre eles são necessárias para a melhoria de resultados em termos de produção e de comercialização.
Este estudo tem por objetivo avaliar as expectativas de retorno e percepções de riscos associadas cultivo de um hectare de melão espanhol por pequenos produtores integrantes de uma cooperativa de fruticultura em Mossoró/RN.
A Metodologia Multi-Índice, assim denominada por Souza e Clemente (2012), é utilizada para decisões de investimentos em ativos reais. Ao contrário da Metodologia Clássica, a aceitação ou rejeição de dado projeto ou plano de negócios caracteriza-se pelo uso combinado de vários indicadores que são agrupados em dois conjuntos: o primeiro objetiva avaliar as expectativas de retorno e o segundo objetiva avaliar a percepção dos riscos que permeiam a decisão de investir. Esta metodologia se destaca por não inserir o prêmio pelo risco na taxa de desconto do fluxo de caixa representativo de um projeto
Foi utilizado a Metodologia Multi-índice que confronta expectativas de retorno e riscos percebidos para o produtor de melão.
O resultado deste estudo permitirá melhor compreender o retorno e os riscos associados à exploração comercial deste agronegócio. Os dados foram coletados diretamente da cooperativa objeto do estudo de caso visando a construção do fluxo de caixa representativo de um ciclo completo dessa cultura. Além disso, entrevistas semiestruturadas foram conduzidas para complementar as percepções quanto ao Risco de Gestão e ao Risco de Negócios objetivando construir o Mapa Percpetual da Metodologia Multi-índice que confronta expectativas de retorno e riscos percebidos do agronegócio em análise.
O resultado deste estudo permitirá melhor compreender o retorno e os riscos associados à exploração comercial deste agronegócio. Estabelecendo indicadores que podem ser trabalhados para fortalecer o pequeno produtor de melão espanhol, definindo a quantidade mínima a ser comercializada para equilibrar rendimentos e desembolsos para a safra elevando a percepção do risco de negócio.
SOUSA, A.; CLEMENTE, A. Decisões Financeiras e análise de investimento: fundamentos, técnicas e aplicações. 6. Ed., São Paulo: Atlas, 2012.