Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL E SETOR 2.5: conceito, barreiras e oportunidades em Pernambuco
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Palavras Chave

Negócios de Impacto
Barreiras
Oportunidades

Área

Empreendedorismo

Tema

COVID-19 e seus Efeitos na área de Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Karolina de Melo Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Miguel Mauricio Isoni
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes - MPGOA

Reumo

Problemas sociais e ambientais impactam vidas em qualquer parte do mundo. Pobreza, fome, sistemas precários de saneamento básico, analfabetismo, desemprego, violência, desinformação, desigualdades de classe, raça e gênero, são alguns exemplos. Sabe-se que a lista é extensa. No Brasil, por exemplo, dados recentes apontam que apenas um em cada três domicílios tem acesso a rede de esgoto (BELLANDI, 2020). Um outro dado que revela a desigualdade salarial no país, demonstra que, em 2019, os homens receberam os maiores salários, cerca de 30% a mais que as mulheres. Enquanto isso, pessoas identificad
O Estado de Pernambuco que, por um lado, comemora o fato de ser reconhecido pela importância do seu ecossistema de inovação (MUNARO, 2019), por outro revela desafios significativos quando se tratam das especificidades do empreendedorismo social, de acordo com os dados analisados. Para compreender como o contexto têm exercido influência sobre os negócios de impacto social é preciso identificar que fatores atuam como constrangedores e incentivadores desse tipo de atividade na região.
Embora não seja um campo recente, carece-se ainda de um consenso sobre o que pode ser considerado empreendedorismo social, especialmente no que concerne aos negócios de impacto. No entanto, diante das diferentes abordagens exploradas, tanto nacionais como internacionais, foi possível identificar algumas características correlatas. Para compreender o empreendedorismo social e o surgimento do setor 2.5 no Brasil é necessário revelar esses atributos, bem como sintetizar os conceitos de inovação social, valor e impacto social, que são os pilares dessas atividades.
Foi utilizada uma abordagem qualitativa, para obter uma compreensão mais aprofundada sobre as motivações, necessidades e dificuldades dos empreendedores sociais. Como estratégia de pesquisa, aplica-se o estudo de casos múltiplos (YIN, 2015), sendo selecionados quatro negócios de impacto locais.Quanto ao instrumento, foram realizadas entrevistas em profundidade com seis representantes desses negócios, para o melhor aproveitamento das experiências. E a análise de conteúdo foi eleita para organizar, tratar e interpretar os dados coletados (BARDIN, 1977).
A análise dos dados se deu em dois momentos. Primeiro, foi possível identificar os atributos que impactam o empreendedorismo social e as suas inter relações no ecossistema. A partir desses primeiros resultados pode-se interpretar, em um segundo momento, como a estrutura institucional influencia nessa dinâmica, ou seja, que fatores subjacentes ou explícitos, estão impulsionando ou constrangendo o setor de impacto social.
A análise desses dados permitiu identificar como limitações, a ausência de normatização específica para os negócios de impacto social, o difícil acesso a investimentos, desconhecimento sobre o setor 2.5 e percepção das pessoas em relação ao mercado, além da carência de referências locais. Como oportunidades, destacam-se a articulação de instituições de suporte e fomento, o envolvimento incipiente do segundo setor, o estímulo à inovação e a competência em tecnologia, assim como a visibilidade de problemas sociais evidenciados no período em que o país atravessa a pandemia do Covid-19.
ANDE; LAVCA. Panorama do setor de investimento de impacto no Brasil: resultados de mercado 2016 & 2017. [S.l.], out. 2018. Disponível em: https://www.andeglobal.org/blogpost/737893/311861/Panorama-do-setor-de-Investimento-de-Impacto-no-Brasil. Acesso em: 16 nov. 2019. AUSTIN, J.; STEVENSON, Howard; WEI-SKILLERN, J. Social and commercial entrepreneurship: same, different, or both?. Entrepreneurship: Theory and Practice Journal, [s. l.], v. 30, n. 1, p. 1-22, jan. 2006. BARDIN, L.. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. BELLANDI, C. Um em cada três domicílios não tinha ligação com rede d