Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades
Autores
Nome
1 - Jair Jeremias Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PPGA
2 - Sidinei Rocha-de-Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de pós Graduação em Administração
Reumo
O estudo busca aproximar estudos de carreira para o contexto da administração pública, onde verifica-se que historicamente a discussão sobre carreira na AP normalmente fica restrita a estrutura e plano de carreira em uma linha mais organizacional/tradicional, no entanto as orientações de carreira passam a ser cada vez mais orientadas pelos valores dos modelos contemporâneos, como demonstra Silva, Balassiano e Silva (2014). O estudo tem o intuito de avançar na discussão de carreira para o contexto público, principalmente a partir das teorias de carreira contemporâneas.
Para aprofundar a discussão de teoria de carreira no contexto público, este ensaio tem como objetivo discutir como os modelos contemporâneos de carreira se refletem na Administração Pública, notadamente a partir do caso brasileiro e propor uma agenda de pesquisa para estudos futuros.
O referencial teórico inicia tratando de teorias de carreira, principalmente das teorias de carreira tradicional/organizacional, carreira sem fronteiras e carreira proteana. Em seguida são apresentados estudos sobre a AP brasileira, buscando sua caracterização e evolução dos estudos ao longo do tempo, concluindo com estudos que explorem teoria de carreira contemporânea no contexto do serviço público nacional e internacional.
Explora a semelhança na ideia de substituição/ruptura de modelos, sendo no caso da Administração Pública do modelo Burocrático pelo Pós-Burocrático e nos estudos de carreira entre estudos associados a vertente tradicional de carreira e estudos de carreira contemporâneos, interligação entre conceitos, demonstrando ainda linha de estudos que afirmam a inexistência da ruptura explorada que revela um cenário híbrido e mais complexo para o contexto de carreiras públicas. Aborda-se ainda o contexto de diversidade e segmentação das carreiras e o descompasso entre os estudos nacionais e internacionais
Reconhecimento da complexidade do contexto público, heterogeneidade na composição do quadro de pessoal e da necessidade de não tratar o servidor público como uma categoria única, algo que compromete a discussão, mas entendendo que mesmo dentro de um mesmo grupo podem existir grandes diferenças. Um olhar para grupos específicos pode permitir um avanço nas contribuições que estudos sobre carreira e ofertar para uma melhor compreensão do contexto de carreiras públicas.
Carreira: Arthur, Hall e Lawrence (1989); Arthur (1994;2014); Hall (1996); Chanlat (1995); Sullivan e Baruch (2009); Rodrigues e Guest (2010)
Administração Pública: Bresser-Pereira (1996); Andion (2012); Souza (2017); Cavalcante e Carvalho (2017); Lopez e Guedes (2019); Keinert (1994;1999)
Carreiras no Contexto Público Nacional: Cantarelli, Estivalete e Andrade (2014); Veloso e Dutra (2011); Johnson (1975; 1977)
Carreiras no Contexto Público Internacional: Gander (2017); Gander (2018); Gander, Girardi e Paul (2019); McDonald, Brown e Bradley (2005); Lips-Wiersma e Hall (2007);