Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS DO COVID-19 AOS TRABALHADORES: UMA ANÁLISE DESCRITIVA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

COVID-19
Demissões
Desemprego

Área

Gestão de Pessoas

Tema

A Gestão de Pessoas diante da COVID-19

Autores

Nome
1 - Nayara de Andrade Monteiro
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP) - Ensino a Distância
2 - Amanda Ramalho Vasques
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP) - Ensino a Distancia
3 - Helene Araújo Marins
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP) - Ensino a Distância
4 - Aline Marcelli Tozatto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP) - Ensino a Distância
5 - Derson da Silva Lopes-Jr
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas

Reumo

A COVID-19 é uma doença infecciosa, descoberta em Wuhan, China, em dezembro de 2019. Teve altos índices de contaminação por todo o mundo, situação declarada no status de pandemia pela Organização Mundial da Saúde no dia 11 de março de 2020. O primeiro caso confirmado no Brasil foi em São Paulo, 26 de fevereiro (GARCIA; VIEIRA; SILVA, 2020). A pandemia é um problema de saúde pública global que permitiu uma nova dinâmica e um tumulto à economia mundial, impondo sérios desafios sociais, econômicos, afetando vida e saúde de pessoas em todo o planeta.
Diante desse cenário, o objetivo desta pesquisa é apresentar as ações tomadas pelas organizações, devido ao contexto de isolamento provocado pela COVID-19, que trouxeram efeitos negativos para os trabalhadores. O estudo se baseia em dados levantados com base em notícias disponíveis em websites, jornais, noticiários, grupos de redes sociais, com trabalhadores formais e informais, por meio de pesquisa descritiva e analisadas em categorias.
A crise do COVID-19 é atualmente alvo de várias pesquisas, encontros e conferências onde experiências são compartilhadas. Em tais discussões as limitações e potencialidades têm sido expostas para que as respostas operacionais sejam rápidas, mais adequadas e minimamente suficientes para o enfrentamento também a longo prazo. No âmbito acadêmico, pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento tem trabalhado com os dados e fatos ligados ao COVID-19 respaldando as possibilidades de estratégias de ação em um cenário de transformações e vulnerabilidades.
Após a coleta de dados, utilizou-se planilhas do programa Microsoft Excel versão 2016, para visualização do comportamento das variáveis. A codificação dos dados foi realizada por meio da identificação de palavras-chave na descrição das ações desempenhadas pelas empresas, dos setores de atuação destas empresas e a presença ou ausência de suas políticas de responsabilidade social (BARDIN, 1977). Ainda segundo os critérios postulados por Bardin (1977), foi realizada apropriada categorização e posterior interpretação dos resultados.
Esta sessão apresenta os resultados apurados a partir da análise das informações coletadas. Foram mapeadas 69 empresas em 28 setores que durante o período de março a julho de 2020 tiveram ações negativas internas, ou seja, que afetaram seus colaboradores. Após as análises dos dados foram estudadas 4 categorias de ações com impacto negativo em seus colaboradores: demissão, omissão do COVID 19, ameaça de demissão e adiamento ou redução salarial. O setor de transporte aéreo vem em seguida, obteve 1 demissão e 1 redução salarial, por conta dos cancelamentos.
Os dados trazidos nesse artigo, reforçam que o mercado e a economia anunciam a gravidade em relação aos primeiros meses da pandemia no Brasil, o país perdeu mais de um milhão de empregos formais. Dados mostram que os pedidos ao benefício seguro desemprego aumentaram 39% em abril, comparado a março (MINISTÉRIO DA ECONOMIA DO BRASIL, 2020). Até o mês de maio, mais de 7 milhões de pessoas tiveram redução de salário e / ou suspensas do contrato de trabalho, que foram regulados através da Medida Provisória n 936/2020 (ALVARENGA, 2020).
ALVARENGA, D. 1 em cada 5 trabalhadores formais já teve redução de salário ou contrato suspenso. G1 - Economia, 2020. Disponível em: . Acesso em: 8 de jul. de 2020. AVENI, A. Estratégias atuais e futuras para as empresas e profissionais na economia da COVID-19. Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social. Distrito Federal, 2020. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 1977.