Resumo

Título do Artigo

Marketing Social, Transformative Consumer Research e Design Science Research: Um percurso metodológico com ideais compartilhados
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Palavras Chave

Marketing Social
Transformative Consumer Research
Design Science Research

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Paulo Henrique Souto Maior Serrano
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CAMPUS 1
2 - Nelsio Rodrigues de Abreu
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

As pesquisas da área de marketing social estão muito alinhadas com a perspectiva da mudança de comportamento do consumidor para a promoção do bem-estar social. O movimento que estimula a pesquisa transformativa com o consumidor chamado de Transformative Consumer Research alinha-se à promoção da qualidade de vida. A criação de soluções concretas capazes de mudar o comportamento de indivíduos e organizações é característico da metodologia científica Design Science Research. Nesse artigo, foram constatadas relações relevantes entre o conceito, o movimento e a metodologia supracitados.
Esta pesquisa apresenta para os profissionais de marketing a possibilidade de se utilizar a Design Science Research e a Transformative Consumer Research para objetivos relacionados à mudança comportamental e ao bem-estar fundamentando-se nas especificidades trazidas pelo marketing social. O objetivo dessa pesquisa exploratória é investigar se os ideais compartilhados pela TCR com a DSR oferecem compatibilidade em sua aplicação na pesquisa em marketing social.
Para o conceito de marketing social foi adotada a definição da ESMA, iSMA e AASM (2013). A fundamentação da TCR foi realizada de modo predominante pelo trabalho de MICK, David G. et al (2012). A DSR foi fundamentada de modo predominante através da pesquisa de Dresch; Lacerda; Júnior (2015).
Pesquisa exploratória que busca identificar a relação do conceito de marketing social, o movimento da TCR e o paradigma da DSR por meio da análise dos conceitos e definições e uma abordagem interpretativa para a identificação de relações entre os conceitos, propostas e diretrizes.
As relações encontradas entre o paradigma da design science e a sua metodologia DSR com as diretrizes da TCR e o marketing social, configuram-se como uma abordagem coerente para a proposição de trabalhos de pesquisa ligados a essa área de conhecimento da Administração.
A preocupação com alguns aspectos sociais estão muito mais presentes na TCR e no marketing social, naturalmente, mas a DSR tem potencial para adquirir o viés social a partir de sua preocupação com a validade pragmática, que incute na relevância dos trabalhos que seguem essa proposta.
ASSOCIATION., Isma: International Social Marketing; ASSOCIATION., Esma : European Social Marketing; MARKETING., Aasm: Australian Association Of Social. Consensus Definition of Social Marketing. 2013. MICK, David G. et al (Ed.). Transformative Consumer Research For Personal And Collective Well-being. Nova Iorque: Taylor & Francis Group, 2012. DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JÚNIOR, José Antônio Valle. Design Science Research: Método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.