Resumo

Título do Artigo

A PRODUÇÃO CULTURAL DE UM ARTEFATO DE MODA NA CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE: a calça jeans de Toritama em Pernambuco
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Palavras Chave

Circuito da Cultura
Produção Cultural
Calça Jeans

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades

Autores

Nome
1 - Hannah Miranda Morais
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - RECIFE - PROPAD
2 - Fernando Gomes de Paiva Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Toritama, uma das principais cidades Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste Pernambucano, têm a segunda maior produção de jeans do país, uma vez que em média são produzidas 2 milhões de peças por mês, o que corresponde a 16% da produção nacional de Jeans, com cerca de 2500 indústrias (SEBRAE, 2012; FADE/UFPE, 2003). A calça jeans de Toritama, portanto, é reconhecida aqui na condição de artefato cultural que expões uma rede de sentidos para além da lógica econômica e constitui a formação dessa cidade.
A calça jeans de Toritama é reconhecida como um artefato cultural que expões uma rede de sentidos para além da lógica econômica. Dessa forma, o problema de pesquisa consistiu-se em investigar a cultura da produção. Como contribuição do estudo considerações para o arcabouço teórico existente sobre condições de produção em Arranjos Produtivos Locais. Considerando não apenas as relações objetivas de produção, mas como a subjetividade também cria essas condições para a produção da organização.
A produção cultural não se limitar a fabricação de um artefato meramente funcional, mas sim a um produto que é criado, processado, disseminado e consumido, e nesse processo, é levando em conta os fatores simbólicos (DU GAY et al. 1997). Logo, os bens são produzidos e consumidos ponderando seu valor simbólico, para Baudrillard (2000), essa produção e o consumo simbólicos advêm da necessidade de saber como os objetos são vividos, quais necessidades atendem, além das funcionais, que esquemas simbólicos se misturam às estruturas funcionais e as contradizem.
A pesquisa foi desenvolvida por meio da perspectiva teórico-metodológica do Circuito da Cultura proposta Du Gay et al. (1997), a partir de um corpus linguístico formado por 06 entrevistas individuais e observações sistemáticas. A análise dos dados está amparada no suporte da Análise do Discurso (AD) pelas premissas de Gil (2012).
o significado da calça jeans produzida por Toritama é uma construção coletiva, fruto de ações conjuntas de uma cadeia de atores os quais empreendem culturalmente ao articularem significados a esse artefato. Os quais minimamente relevam estratégias de mercado para o negócio de moda, pautado no discurso da economia criativa. Mas desvelam e conferem a grandiosa dimensão da vida nesta cidade, que articula a calça jeans como símbolo de história e conquistas.
Os resultados apontam para uma produção cultural que significa a emergência da calça jeans de Toritama no status de moda, estilo de vida e ressignificação de valores culturais daquela cidade. Mas também evidenciam a degradação do trabalho dentro da cadeia de produção da calça jeans, sustentada por uma subjetivação de empreendedorismo, autodisciplina e autointensificação, cria condições objetivas para a estruturação das redes organizacionais.
DU GAY, P.; HALL, S.; JANES, L.; MACKAY, H.; NEGUS, K. Doing Cultural Studies: the story of the Sony walkman. Londres: Sage, 1997. HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. NEGUS, K. The Production of Culture. In: DU GAY, P. (edt) Productions of Culture/ Cultures of Production. Londres: Sage, 1997.