Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO EXERCÍCIO DO BIOPODER EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Biopoder
Relações de poder
Gestão de pessoas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

A Gestão de Pessoas diante da COVID-19

Autores

Nome
1 - Celso Giancarlo Duarte de Mazo
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER) - Campus Divina
2 - Henrique Giannini Monfredinho
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER) - Campus 13 de maio

Reumo

Um dos mais conhecidos conceitos postulados por Foucault é o conceito de Biopoder. No presente estudo será dado enfoque ao conceito de Biopoder como instrumento de controle dos corpos dos indivíduos, analisando as formas como uma organização pode usufruir dos efeitos de uma política de saúde coletiva que força mudanças significativas na rotina e no uso de ferramentas e tecnologias. Com base nos resultados dessa análise, procurou-se estabelecer se os conceitos de Biopoder, contribuem para identificar os resultados provenientes dessas mudanças.
O conceito de Biopoder será usado como um parâmetro para analisar tais impactos. Com base nos resultados dessa análise, procurar-se-á estabelecer se os conceitos de Biopoder, na forma como foram postulados por Foucault, podem contribuir para identificar os resultados provenientes dessas mudanças. Tomando como base o exposto, o presente estudo buscou trabalhar o seguinte problema norteador de pesquisa: É possível aplicar os conceitos de Biopoder, postulados por Foucault, ao recente movimento de adoção de novas formas e relações de trabalho em uma empresa da área de educação superior?
Os estudos de Foucault, influenciados pelas ideias de Nietzsche, Heidegger e Freud, estabelecem um cenário onde o desenvolvimento de críticas ao conceito de progresso da cultura; a preocupação com as descontinuidades, com os lugares dos saberes e das relações de poder, além das construções da subjetividade (SILVEIRA, 2005, p. 13). Dentro deste vasto conjunto de disciplinas, o conceito de Biopoder, estabelecido pelo autor, e o que mais possui aderência aos estudos organizacionais. Para atender aos objetivos deste trabalho, apresenta-se, na sequência, os principais conceitos.
Os resultados para o problema que este trabalho pretende resolver foram obtidos através de um estudo de caso, com pesquisa exploratória descritiva, de caráter qualitativo. De acordo com Marconi e Lakatos (2005) estudos exploratórios são investigações de pesquisa empírica cujo objetivo é a formulação de questões ou de um problema, com tripla finalidade: desenvolver hipóteses, aumentar a familiaridade do pesquisador com um ambiente, fato ou fenômeno, para realização de uma pesquisa futura mais precisa ou modificar e clarificar conceitos.
Neste novo cenário e com base nas respostas obtidas, as rotinas administrativas praticadas até então deixaram de suprir as necessidades da ORGANIZAÇÃO X, obrigando que fossem adotadas novas estratégias e ferramentas que adequassem o serviço do setor a nova realidade. O principal impacto dessa mudança, além de mudar o foco para os resultados, causou um distanciamento entre os membros da equipe, pois antes a comunicação que era diária e pessoal, passou a ser realizada apenas por meios virtuais. Isso demonstra que o conceito de disciplina, postulado por Foucault, pode ser aplicado.
Com base no exposto, consideramos que, mesmo com a mudança de paradigmas no trabalho, a empresa continua exercendo o biopoder em sua organização. Se antes exercia com base em regras e disciplina, com o home office a organização passa a exercer com base em resultados.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7 ed. Rio de janeiro: forense-universitária, 2004a. 235 p. FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 3 ed. São paulo: martins fontes, 1985. 408 p. KNIGHTS, D. Writing organizational analysis into Foucault. Organization, sage publications, v. 9, n. 4, p. 575-583, nov. 2002. MOTTA, f. C. P.; SILVEIRA, r. A. O pensamento de Michel Foucault na teoria das organizações. In: encontro da associação nacional dos programas de pós-graduação em administração, 27., 2003. Anais. São Paulo, atibaia: editoração & produção gráfica. 2003