Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DA BLOCKCHAIN NOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO, A PARTIR DA GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO: VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Blockchain
Custo de Transação
Governança da Informação

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Fernanda da Silva Momo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas
2 - Ariel Behr
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas - FCE
3 - Giovana Sordi Schiavi
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
4 - Camila de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NA ÁREA DE GESTÃO DE SISTEMAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Reumo

A Blockchain é uma tecnologia que traz um grande potencial de transformação na forma como os negócios são feitos. Identifica-se que grande parte dos debates desenvolvidos nos estudos estão focados em benefícios e desafios de possíveis cenários de adoção e uso dessa tecnologia, sendo necessária uma abordagem mais ampla que destaque o potencial disruptivo da tecnologia Blockchain, transpassando os domínios da TI.
Considerando as relações apresentadas entre a Blockchain e as duas abordagens teóricas apresentadas (TCT e GI), objetiva-se responder a seguinte questão de pesquisa: Quais os efeitos da adoção e do uso da Blockchain nos Custos de Transação com base na Governança da Informação? O objetivo geral deste artigo é analisar os efeitos da adoção da Blockchain na Governança da Informação e nos Custos de Transação.
No que tange à relação entre a Governança e a Teoria dos Custos de Transação, Williamson (1975) destaca que, na Teoria dos Custos de Transação, as estruturas de governança são mecanismos aos quais as organizações recorrem, tendo em vista a redução dos problemas transacionais causados pela Racionalidade Limitada e Oportunismo. Assim, o objetivo de analisar elementos que impactam os custos de transação é definir melhor estrutura de governança para a firma, visualizando a BC como um possível mecanismo de GI.
Pesquisa quantitativa e exploratória, desenvolvida por survey. Os respondentes foram profissionais envolvidos em projetos relacionados ao uso da tecnologia Blockchain. Foram 70 questionários válidos (coletados via e-mail e ligação). Os dados foram tabulados em planilha eletrônica e analisados com o auxílio de dois softwares: SPSS e SmartPLS3. As análises realizadas com o SPSS são as análises de confiabilidade, estatística descritiva e exploratória dos dados. No teste do modelo e de hipótese foi utilizada a modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados parciais (PLS), com o SmartPLS3.
Os resultados obtidos suportam as hipóteses propostas e demonstram que a adoção da tecnologia Blockchain está relacionada positivamente com a Governança da Informação (GI). Ademais, essa relação positiva acaba por fazer com que haja uma relação negativa entre a Governança da Informação e as percepções sobre os Custos Transacionais nesse contexto de uso da Blockchain. Assim, tem-se que a variável preditora Blockchain explica 51,9% da variância na variável dependente Governança da Informação e a variável Governança da Informação explica 25,6% da variância na variável dependente CT (Percepção).
A adoção da tecnologia Blockchain pode ser um mecanismo para reduzir os custos transacionais, uma vez que impacta positivamente na Governança da Informação.
Coase, R. H. (1937). The Nature of the Firm. Economica, 4(16), 386–405. Faria, F. de A. (2013). Os Fatores da Governança da Informação e seus Efeitos Diretos e Indiretos sobre o Valor na Percepção dos Executivos de TI. UFRGS. Hair, Joseph F., Sarstedt, M., Hopkins, L., & Kuppelwieser, V. G. (2014). Partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). In European Business Review (Vol. 26). Nakamoto, S. (2008). Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System. Cryptographic Mailing List, 9. Williamson, O. E. (1985). The economic institutions of capitalism.