Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE SABEDORIA ORGANIZACIONAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sabedoria Organizacional
Gestão
Bibliometria

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Marcia Cristiane Rossi
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA
2 - Gilberto Perez
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA
3 - Sérgio Lex
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - EE

Reumo

Com esta pesquisa, buscou-se verificar a produção científica sobre o tema Sabedoria Organizacional. A sabedoria tem despertado crescente interesse ao longo da história, desde os filósofos gregos, que descreveram uma pessoa sábia como aquela com amplo conhecimento, capaz de prover ensinamentos e ciente das limitações desse conhecimento, até as organizações, em que o conhecimento de seus integrantes é valioso, na medida que envolve a prática de capturar as experiências coletivas. Utilizaram-se indicadores bibliométricos com o objetivo de tecer análise crítica sobre a sabedoria organizacional.
Buscando explorar por meio das lentes teóricas da literatura e de trabalhos desenvolvidos sobre o tema sabedoria organizacional, com esta pesquisa buscou-se a resposta para a seguinte questão: Qual é o perfil da produção científica sobre o tema Sabedoria Organizacional? O objetivo geral é verificar como está o perfil da produção científica acerca do tema Sabedoria Organizacional.
A sabedoria geralmente é explicada de forma teórica. No entanto, ela não pode ser considerada apenas como um conceito. Aristóteles (Schwartz, 2008) exigia que ela fosse considerada como “prática e excelência”. Para Hamilton (2006, p. 3), “a ação ética é central para a sabedoria prática”. A sabedoria diz respeito a dominar as bases dialéticas que moldam a existência humana, como a dialética entre bom e ruim, positividade e negatividade, dependência e independência, satisfação e dúvida, controle e falta de controle, força e fraqueza, egoísmo e altruísmo (Staudinger, Glück, 2011).
Os resultados da pesquisa evidenciam a importância do entendimento das estruturas que constroem e sustentam a sabedoria organizacional, podendo ampliar a visão da praticabilidade da sabedoria na administração, acrescentando maior compreensão das naturezas complexas da tomada de decisão e estratégia de negócios. Os referenciais teóricos voltados para a gestão, conhecimento, aprendizado, ética e prática podem consistir em fator relevante para a significativa heterogeneidade do tema, levando a presumir que a sabedoria possa ser desenvolvida em indivíduos e cultivada coletivamente em organizações.
Entende-se que as organizações possam construir negócios em que a sabedoria seja promovida por meio de relacionamentos recíprocos. Nos negócios, os indivíduos podem perceber o uso da agência humana para criar e desenvolver compromissos de virtude e práticas que impactam positivamente nas inovações, negociações, contratos e, portanto, nos resultados da organização. O fato do estudo se deparar com referenciais teóricos voltados com gestão, conhecimento, aprendizado, ética e prática, pode consistir em fator relevante para a significativa heterogeneidade da temática da sabedoria organizacional.
Akgün, A. E., & Kirçovali, Y. S. (2015). Organizational wisdom and its impact on firm innovation and performance. Doğuş Üniversitesi Dergisi, 16 (2), 193-202 Bierly, P. E., Kessler, E. H., & Christensen, E. W. (2000). Organizational learning, knowledge and wisdom. Journal of Organizational Change Management, 13 (6), 595-618. Ortkarpuz, M. & Alagoz, A. (2017). The conceptual review of interaction between corporate wisdom and corporate entrepreneurship. Management Dynamics in the Knowledge Economy, 5 (4), 533-558.