Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE GESTÃO DE PROJETOS E INOVAÇÃO VERDE EM EMPRESAS DE TECIDOS SUSTENTÁVEIS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inovação Verde
Gestão de Projetos
Tecidos Sustentáveis

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Isabel Cristina Scafuto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGP - Programa de Pós Graduação em Gestão de Projetos
2 - Valdemilson de Assis Alves de Araujo
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra Funda
3 - Andrea dos Anjos Moreiras
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - MORUMBI
4 - Claudia Terezinha Kniess
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Osasco

Reumo

O tema sustentabilidade vem obtendo cada vez mais interesse da comunidade acadêmica e das empresas, o que reflete o crescimento em número de estudos a partir de 1990. Esse crescimento reflete diretamente o aumento da pressão sobre as empresas e a consciência ecológica. A inovação também tem sido reconhecida como uma aliada da sustentabilidade, para que esta faça parte da agenda estratégica para criação de vantagem competitiva das empresas. Nesta pesquisa será abordada a inovação verde, apesar das diferentes formas de se mencionar a integração dos temas sustentabilidade e a inovação.
Existe uma lacuna no nível gerencial das empresas sobre a incorporação de aspectos sustentáveis nos processos organizacionais. Há a necessidade das dimensões ambiental, social e econômica estarem inseridas na função de gestão de projetos e no desenvolvimento de produtos, visando à sustentabilidade. Os projetos de inovação verde podem colaborar com o crescimento econômico, possibilitando qualidade de vida sem prejudicar o meio ambiente. O objetivo deste estudo é verificar como se caracteriza a relação entre o desenvolvimento de produtos derivados da inovação verde e o gerenciamento de projetos.
Os tecidos sustentáveis não são muito comuns na indústria têxtil. No entanto, aos poucos, estão ganhando seu espaço entre as marcas que estão pensando em melhores práticas para uma produção sustentável (Colerato, 2016). A inovação verde pode ser definida como novos produtos e processos que proporcionam valor aos clientes e negócios e que amenizam os impactos ambientais (Fussler & James, 1996). Boas práticas em gestão de projetos implicam em desenvolver atividades eficazes que geram lucro, entretanto, não destruam o meio ambiente e não propague a desigualdade social (Silvius & Schipper, 2014).
Este estudo exploratório tem uma abordagem qualitativa e utilizou de estudo de caso múltiplos como estratégia de pesquisa. Os resultados serão obtidos a partir da análise qualitativa das entrevistas semiestruturadas realizadas e do levantamento dos dados secundários sobre as empresas pesquisadas. E serão tratados com o suporte do software MAXQDA.
Foram extraídos dados secundários sobre as empresas estudas (dos sites e das notícias) e dados primários que foram as entrevistas semiestruturadas, principal fonte do estudo. Todos os dados foram codificados conforme os códigos absorvidos na teoria. Com o suporte do software MAXQDA, os dados passaram por uma análise de co-ocorrência que ajudou na interpretação do pesquisador.
A pesquisa aqui realizada confirma que este segmento está realmente preocupado com a sustentabilidade e com o que o consumidor deseja. As empresas buscam cada vez mais possibilidades de inovar para minimizar o impacto no meio ambiente e obter vantagem competitiva. Elas acreditam que a inovação verde seja o grande diferencial estratégico para se destacar no mercado cada vez mais competitivo. No entanto, diferente do que alguns autores indicam, a gestão de projetos não é vista como sendo um diferencial competitivo, por isso, ainda não é realizada de forma formal dentro das empresas estudadas.
Fussler, C.; James, P. (1996). Driving Eco-Innovation: a breakthrough discipline for innovation and sustainability. London: Pitman. Silvius, G., & Schipper, R. (2014). Sustainability in project management: A literature review and impact analysis. Social Business, 4(1), 63–96. Tariq, A., Badir, Y.F., Tariq, W., Bhutta, U.S., 2017. Drivers and consequences of green product and process innovation: A systematic review, conceptual framework, and future outlook, Technology in Society. 51, 8-23. Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman.