Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E COVID-19: convergências a partir de iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa em Santa Catarina
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Desenvolvimento Sustentável
Responsabilidade Social Corporativa
Covid-19

Área

Gestão Socioambiental

Tema

COVID-19 e Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Camila Alves dAvila
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG)
2 - Graziela Dias Alperstedt
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Reumo

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde decretou que o Covid-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, tratava-se de uma pandemia. Dados acumulados até o dia 22 de julho de 2020 confirmam 4.765.256 casos e 612.054 mortes por Covid-19 ao redor do mundo. No Brasil, segundo dados coletados até a mesma data pelo consórcio de veículos de imprensas, o número de casos confirmados chegou a 2.231.871, enquanto o de mortes alcançou 82.890. Em Santa Catarina, os casos confirmados totalizavam 56.475, sendo 46.707 confirmados, 9.030 ainda em acompanhamento e 738 óbitos.
Grande parte dos problemas causados pelo Covid-19 prejudicaram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Mobilizados pelos danos causados pela crise desencadeada pelo coronavírus, organizações passaram a reunir esforços e a conceber alternativas para mitigar a crise instaurada, colocando em prática ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Assim, o artigo busca demonstrar: i) os impactos da pandemia sobre os ODS; ii) as ações de RSC realizadas para enfrentamento da pandemia em Santa Catarina; e iii) as contribuições das RSC em questão para com os ODS.
Os ODS, concebidos pela ONU e respectivos parceiros, propõem 17 objetivos e 169 metas a serem concretizadas até 2030. São eles: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia acessível e limpa; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução da desigualdade; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação.
Como referência para ações de RSC, empregou-se o exemplo de empresas de Santa Catarina que estão agindo no combate à pandemia, mapeadas pelo Movimento ODS SC. Por meio da observação dos dados, entendeu-se que as ações realizadas estão beneficiando o Desenvolvimento Sustentável, dado que: 54% delas contribuem para o ODS 3, Saúde e bem-estar; 16% para o ODS 2, Fome zero e agricultura sustentável, e igualmente para o ODS 8, Trabalho decente e crescimento econômico; 8% para o ODS 1, Erradicação da pobreza; 3% para o ODS 4, Educação de qualidade, e igualmente para o ODS 10, Redução da desigualdade.
O material empírico permitiu identificar que as ações para lidar com as consequências da pandemia são isoladas e pontuais, o que levanta insights sobre um movimento que deve ir além disso, buscando a necessária colaboração e coordenação das ações entre os diferentes atores da sociedade, assim como a governança dessa rede, suas interações e lideranças para a mitigação dos impactos sentidos e na busca de uma maior aprendizagem social. Tais ações seriam empreendidas não somente neste momento, mas no período pós-pandemia e na prevenção aos problemas futuros, para o quais não há respostas prontas.
GOVSC - GOVERNO DE SANTA CATARINA. Coronavírus em SC: Estado confirma 56.475 casos e 738 mortes por Covid-19. 2020. Disponível em: . Acesso em: 22/07/2020. MODSSC - MOVIMENTO OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SANTA CATARINA. Especial Covid-19. 2020. Disponível em: . Acesso em: 22/07/2020. ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015.