Resumo

Título do Artigo

FÃS PROSSUMIDORES: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE AUTORES DE FANFICS DA SÉRIE A CASA DE PAPEL
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Palavras Chave

Prossumo
Fandom
La Casa de Papel

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Marília Abigail Meneses Batista
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CCSA
2 - Brunno Fernandes da Silva Gaião
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - Curso de Administração
3 - Armando Perez Palha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CCSA
4 - Bianca Gabriely Ferreira Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus Recife

Reumo

Plataformas digitais como a Netflix são altamente importantes para a disseminação de conteúdos de entretenimento. Foi através da Netflix que a série “A Casa de Papel” - que já havia sido exibida em um canal espanhol chamado Antena 3 - tomou maiores proporções de visualizações, tornando-se a série de língua não inglesa mais vista da plataforma e proporcionando para a marca lucros significativos. O grande alcance de telespectadores pela plataforma de streaming teve um importante papel para a formação de comunidades de fãs da série, que hoje são inúmeras.
O presente trabalho buscou entender estes acontecimentos, partindo da seguinte questão de pesquisa: Como se dá a percepção de fãs da série “A Casa de Papel” sobre sua atuação enquanto prossumidores dentro de comunidades de fãs? Nessa linha de pensamento, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção de fãs da série “A Casa de Papel” sobre sua atuação enquanto prossumidores dentro de comunidades de fãs desta série.
O prossumidor, através de sua grande capacidade de comunicação é capaz de estimular mercados, sugerindo inovações para os produtos, transparecendo para as empresas a realidade dos consumidores de determinado nicho, como também impulsionam a produção de cultura de consumo (BREDARIOLI, 2015). As produções dos prossumidores variam muito, com base em vários autores, Henriques (2016) conceitua Fanfictions como novas narrativas escritas por fãs que se baseiam ou se utilizam de personagens, universo, ou elementos de algum produto cultural etc.
Foi realizada uma entrevista semiestruturada por chamada de vídeo com duas autoras de fanfictions da série. Assim foi possível a realização da análise da percepção de fãs prossumidores da série, onde se buscou entender de que maneira eles veem sua atuação enquanto produtores de conteúdos. Quanto à análise, foi feita por meio da técnica de análise de discurso. Que se dá através de três procedimentos: transcrever; codificar e analisar.
Quanto às suas percepções enquanto prossumidoras, as autoras possuem uma noção muito sutil do que elas representam para a marca “A Casa de Papel”. Os sentimentos de tristeza surgem ao imaginarem que sua prática pudesse ser proibida pelas detentoras de direitos autorais dos produtos, o que demonstra a importância da fanfic para elas, que julgam ter direito de produzir conteúdos deste tipo por serem fãs do produto.
Os comportamentos de prossumidores tendem a ser cada vez mais expressivos diante da indústria de entretenimento que, por sua vez, poderá ser altamente beneficiada com isto, no que se refere à divulgação e propagação de ideias de sua marca. Os prossumidores tornam-se peças chave para que a marca mantenha-se viva através dos tempos, alcançando cada vez mais pessoas e consequentemente gerando ganhos significativos para essa indústria e suas organizações.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas SA, 2002.175p. JENKINS, H. Cultura da convergência. 1. ed. São Paulo: Aleph, 2013. 432 p. LÉVY, P. Que é o Virtual?, O. Editora 34, 1996. NETFLIX. About Netflix. (2020) Disponível em: Acesso em: 11 jun. 2020. TOFFLER, A. et al. A terceira onda. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 1980. 491 p.