Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços
Autores
Nome
1 - Cynthia Cândida Corrêa Universidade da Beira Interior - Departamento de Gestão e Economia
2 - João José de Matos Ferreira Universidade da Beira Interior - Gestao e Economia
Reumo
O turismo destaca-se como um meio de promover o desenvolvimento econômico regional e melhorar as desigualdades regionais (Jackson, 2006). Atualmente, a avaliação da competitividade vem assumindo presença cada vez maior nas agendas e discussões de organizações, regiões e países, adquirindo progressivamente maior importância nos estudos setoriais. Contudo, existe uma limitação de estudos sistemáticos da literatura que tratam sobre a competitividade regional e empresarial do turismo.
Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar os estudos já realizados sobre a competitividade regional e empresarial do turismo, com vistas a demarcar os avanços nesse campo do conhecimento. Realça-se as perguntas de pesquisa que nortearam este trabalho: Quais tópicos e assuntos relacionados à competitividade regional e empresarial foram estudados? Quais os fatores que influenciam na competitividade regional e empresarial do turismo?
Para Ritchie & Crouch (2003), a competitividade de um destino turístico depende da sua capacidade em oferecer produtos e serviços de qualidade, aumentando os gastos com turismo, atraindo mais visitantes, melhorando, ainda, o bem-estar dos residentes e preservando o capital natural do destino para as gerações futuras. Portanto, pode-se dizer que a competitividade é vista como um objetivo intermediário de alcançar os benefícios do turismo para os habitantes de destino e, consequentemente, melhorar a qualidade de suas vidas, preservando os princípios de sustentabilidade (Musil, 2018).
Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com consulta ao banco de dados da Scopus, analisando um total de 66 artigos, no período de 1980 a outubro de 2019. Como resultado foram identificados três clusters conforme a compatibilidade de assuntos abordados, sendo: (1) Redes de Cooperação; (2) Estratégias de Negócios e (3) Desenvolvimento Regional.
Portanto, conclui-se que os fatores que se destacaram na promoção e manutenção da competitividade regional e empresarial do turismo estão relacionados às condições do mercado, integração em redes de negócios e clusters, inovação e tecnologia, qualidade de produtos e serviços, gerenciamento estratégico baseado nos princípios da sustentabilidade em empresas e destino turístico, políticas públicas de apoio ao empreendedorismo, recursos humanos qualificados, infraestrutura turística e de apoio.
Jackson, J. (2006). Developing regional tourism in China: The potential for activating business clusters in a socialist market economy. Tourism Management, 27(4), 695–706. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2005.02.007
Musil, M. (2018). Overview of management approaches in the regional tourism development. Global Business and Finance Review, 23(1), 75–84. https://doi.org/10.17549/gbfr.2018.23.1.75
Ritchie, J. R. B., & Crouch, G. I. (2003). The competitive destination: a sustainability perspective, Oxon Cabi Publishing