Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA E DO RISCO NO AGRONEGÓCIO DO LEITE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão da eficiência
Gestão dos riscos
Fronteira de produção

Área

Agribusiness

Tema

Gestão de Risco e comercialização agrícola

Autores

Nome
1 - Leandro Carvalho Bassotto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Marcos Aurélio Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Medicina Veterinária
3 - Gideon Carvalho de Benedicto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

A pecuária leiteira é um setor de grande relevância para o desenvolvimento econômico e a geração de riqueza, emprego e renda para os agricultores. A elevação da produção mundial de leite demonstra o potencial do setor no Brasil e se destaca pela intensificação dos sistemas de produção e utilização de novas tecnologias de produção e informação. Contudo, a eficiência produtiva, econômica e zootécnica da pecuária leiteira de muitas propriedades ainda é baixa, reduzindo o nível de atratividade do negócio do leite e aumentando o risco de insolvência das fazendas leiteiras no longo prazo.
Este artigo busca resposta para a seguinte questão: como eficiência e risco associados à exploração da pecuária leiteira têm sido pesquisados e que fatores ou variáveis são levados em consideração para se avaliar eficiência e risco? Este artigo tem por objetivo analisar as relações existentes entre eficiência e riscos e propor um framework de análise que integre diferentes pesquisas que abordaram os riscos e a eficiência associados ao negócio leiteiro.
Eficiência é definida como o desenvolvimento de atividades operacionais com qualidade, utilizando-se dos recursos disponíveis para a produção. Riscos são todas as possíveis ocorrências que podem prejudicar o processo produtivo, diminuindo sua eficiência (SAUER; LOHMANN, 2015). A Teoria da Produção explica a relação entre os fatores e o desempenho produtivo. Os estudos de riscos sobre a pecuária leiteira são mais escassos (ARTUZO et al., 2018). Outras pesquisas que exploram os referidos riscos preventivamente, ou seja, antes de sua ocorrência são igualmente escassos.
A eficiência de propriedades leiteiras depende vários fatores e podem interferir nas perspectivas futuras da atividade. Muitos são os riscos que podem comprometer o desempenho operacional de propriedades leiteiras. O conhecimento e formação profissional, a melhor utilização dos recursos, a fronteira da produção e o nível de especialização das propriedades se mostraram importantes instrumentos de eficiência na pecuária leiteira, mas carecem de estudos mais aprofundados que explorem os riscos que possam surgir com a melhoria de tais aspectos em propriedades leiteiras.
As quatro obras corroboram com o entendimento sobre a necessidade de se gerir os riscos para aumentar as perspectivas futuras da atividade e ampliar a eficiência do processo produtivo do leite. Do mesmo modo, é possível identificar que o aumento da escala de produção e de novas tecnologias é fundamental para melhorar a eficiência da atividade leiteira.
ARTUZO, F. D. et al. Gestão de custos na produção de soja e milho. Revistra Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 279-294, apr. 2018. SAUER, J.; LOHMANN, U. L. Investiment, techinical change and efficiency: empirical evidence from German dairy production. European REview of Agricultural Economics, v. 42, n. 1, p. 151-175, 2015.