Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE O INDICADOR DE UTILIZAÇÃO DE CAPACIDADE INSTALADA E A CAPABILIDADE DE UMA EMPRESA DO SETOR DE BENS DE CAPITAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Indicador de Utilização da Capacidade
Capabilidade
Dinâmica de Sistemas

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Roberto Ramos de Morais
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Rogério Monteiro
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA

Reumo

O problema de pesquisa é: Qual é a influência do indicador de utilização de capacidade instalada na capabilidade de uma empresa? O objetivo geral deste estudo é analisar a relação entre o índice de utilização de capacidade instalada e a capabilidade de uma empresa do setor de bens de capital. Os objetivos específicos desse estudo tratam de: Identificar a construção do indicador de utilização de capacidade; Estudar o conceito de capabilidade no setor de bens de capital; Analisar a relação entre o do indicador de utilização de capacidade e a capabilidade utilizando dinâmica de sistemas.
Este artigo analisa a influência do indicador de utilização da capacidade instalada na capabilidade de empresas do setor manufatureiro. A capabilidade aqui estudada, refere-se à condição empresarial de gerar valor para seus clientes por meio de decisões assertivas, baseadas em métodos quantitativos de análise de dados e projeções relativas a cenários econômicos e previsão de demanda. O estudo se alicerça em referencial teórico sobre indicadores econômicos, indicadores de capacidade instalada e de capabilidades comuns e dinâmicas.
Considerando que indicadores econômicos são obtidos por meio de pesquisas nos respectivos segmentos da sociedade, com elevados níveis de significância, pode-se pressupor que um gestor dentro de uma organização poderá considerar tais indicadores durante o processo de tomada de decisões, além de indicadores industriais específicos, como horas trabalhadas, Custo da Mão de Obra, Giro de Estoque, Utilização da Capacidade Instalada, entre outros.Observa-se, no entanto, que apesar da grande amplitude de indicadores econômicos e produtivos desenvolvidos, os empresários ainda sofrem com a falta de indi
Para o estudo de caso, utilizou-se a Dinâmica de Sistemas como técnica para analisar os dados coletados em empresa e realizar as projeções de demanda e estoques de uma empresa manufatureira do setor de bens de capital, construindo-se um modelo que representa a situação atual e, por meio de alterações, analisar possíveis cenários na busca de melhorias de resultados.
O resultado da análise demonstrou como a Dinâmica de Sistemas permite analisar dados históricos de estoques, vendas e utilização da capacidade para aumentar os níveis de assertividade de uma empresa, de modo a agregar valor a seus clientes.
Este artigo também contribui ao demonstrar que a dinâmica de sistemas é uma ferramenta útil aos gestores no auxílio ao processo de tomada de decisão.