Resumo

Título do Artigo

A BUSCA POR CAPITAL-SEMENTE: UM MÉTODO DE ORIENTAÇÃO PARA EMPREENDEDORES DE STARTUPS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Empreendedorismo
Startups
Captal-semente

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Bruno Pereira de Bastos
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - Oscar Rudy Kronmeyer Filho
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - MPGN - Mestrado Profissional em Gestão e Negócios

Reumo

Este artigo tem como objetivo propor um método de orientação para empreendedores de startups em fase early-stage que buscam por investimentos do tipo capital-semente. Startups são iniciativas de pessoas que buscam um modelo de negócios que seja replicável e escalável, em um ambiente de extrema incerteza (BLANK; DORF, 2014; RIES 2012). São financiadas na fase early-stage por capitalistas de risco da modalidade semente, e investimentos desse porte ocorrem em menor volume, comparados a outros.
A situação problema desta pesquisa busca compreender como o empreendedor de startup em fase early-stage deve se preparar para buscar investidores-semente no Rio Grande do Sul? Esta pesquisa objetiva desenvolver um método que oriente empreendedores de startups em fase early-stage que buscam por investimento do tipo semente no RS.
Temas como: empreendedorismo, inovação e financiamento de startups.
A metodologia, de Design Science Research, contribuiu para o desenvolvimento do Método proposto. Assim, aplicou-se entrevistas com experts e investidores de incubadoras, aceleradoras, instituições de apoio e fomento e investidores-anjo.
Na análise e no levantamento de dados, levou-se em consideração as respostas desses atores, o que tornou possível o desenvolvimento do Método proposto nesta pesquisa.
Houve o atendimento dos objetivos. Desenvolveu-se o primeiro produto, um método oriundo da metodologia do DSR, que foi chamado de Primeira Versão, o qual foi devolvido aos experts e investidores para que testassem sua funcionalidade e aplicabilidade e sugerissem melhorias e adaptações. Na sequência, o modelo foi devolvido e revisado, levando-se em consideração as sugestões recebidas. Foi desenvolvida a Segunda Versão.
- Relatórios sobre empreendedorismo, falência de empresas e métodos usados para desenvolvimento de empreendedores de startups. - Autores referência em startups e inovação como Eric Ries e Steve Blank. - Fontes de estudos do IBGC, FGV, SEBRAE e OCDE.