Resumo

Título do Artigo

Análise das competências profissionais e as experiências acadêmicas dos estudantes de Administração de Mossoró/RN
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Formação por competências
Ensino
Pesquisa

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - LEVI CUNHA BRAGA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - PPGA - MOSSORÓ
2 - Tenessee Andrade Nunes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Departamento de Fitotecnia
3 - Pedro Balduino de Sousa Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró/RN
4 - Aline Francilurdes Nery do Vale
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró/RN
5 - Cassio Rodrigo da Costa Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoro

Reumo

Esta pesquisa baseia-se na abordagem do estudo por competências, pelo fato de as reformas ocorridas nas estruturas curriculares das instituições de ensino superior convergirem para essa forma de abordagem educacional (RAMOS, 2001). A denominação “pedagogia por competências” surgiu na década de 90 e está orientando ou definindo visões ou mesmo políticas educacionais, tanto nos parâmetros, como nas diretrizes curriculares que circulam no Brasil e propõem uma pedagogia voltada para competências.
Problema de Pesquisa: seria possível estabelecer uma correlação entre apontamentos da literatura científica e conteúdos e competências das disciplinas ministradas nos cursos de Administração? Objetivo: o objetivo deste trabalho foi conferir conceitos, competências e cognição em práticas de ensino nos cursos de Administração contrapondo-os às perspectivas e experiências teórico/acadêmicas dos formandos do curso. Além disso, propõe-se a verificar a percepção dos estudantes concluintes sobre as competências dentro de sua área de formação.
Na concepção de Dias (2017) as competências técnicas dizem respeito à aptidão que as pessoas possuem para serem empregadas em tarefas práticas buscando objetivos propostos durante a fase de planejamento. Este autor enfoca que as ações práticas devem casar com o ajuste das funções acadêmicas aprendidas ao longo da formação profissional e que estas facetas não devem se opor, e sim fazerem parte do mesmo conjunto de formação do indivíduo.
Este estudo tem natureza qualitativa e quantitativa, tendo sido desenvolvido a partir de uma pesquisa descritiva e de campo, através de questionários objetivos, com foco nos conceitos teóricos e competências ministradas em disciplinas do curso de Administração versus as competências esperadas do profissional do referido curso. Além disso, o artigo, apresenta caráter bibliográfico e exploratório, por seu embasamento teórico em livros, sítios especializados e sítios oficiais do Governo brasileiro para reforçar os conceitos sobre a temática deste estudo.
Ao analisar-se as tabelas de 1 a 5, verificou-se que 12 das 15 proposições feitas aos estudantes dentro das 5 competências analisadas, mantiveram a tendência central de respostas (mediana) voltada para o diferencial semântico neutro, o que caracterizou este padrão como a resposta mais recorrente dos questionários aplicados.
Verificou-se que os estudantes abordados nesta pesquisa não sentiram segurança para afirmar precisamente se obtiveram as competências questionadas relativas à formação em administração. Foi possível avaliar também que o estudante concluinte em administração da cidade de Mossoró, apesar de considerar-se com dificuldades para realizar tarefas que exijam raciocínio lógico, reconhece-se como original, criativo e inovador.
DIAS, Marina. Competências técnicas e comportamentais: qual a medida perfeita? 2017. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2020. RAMOS, M. N. A Pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.