Resumo

Título do Artigo

Sustainable Consumption Intention: An Analysis of Its Relationship with the NEP Scale, Sustainable Consumption Trust and Green Purchases
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sustainable Consumption
Low Consumption
Ecological Purchasing

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Rossana Parizotto Ribeiro
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - Mateus Luan Dellarmelin
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho (UMinho) - Instituto de Ciências Sociais - ICS

Reumo

As mudanças no comportamento do consumidor visando para reduzir o consumo propulsionam o desenvolvimento de tecnologias mais limpas e mais eficientes. O engajamento ecológico das empresas é uma forma de lidar com consumidores que demandam maior responsabilidade com a preservação da natureza. Dado que o alto consumismo dos países industrializados, sendo uma das principais causas da degradação ambiental, tornou-se necessário o desenvolvimento sustentável no qual exige padrões de consumo alternativos.
A adoção de práticas de consumo sustentáveis são as responsáveis pelo processo de demanda de produtos e serviços também ambientalmente sustentáveis, interessa-nos compreender as relações entre a intenção de consumo sustentável, confiança no consumo sustentável, a escala NPE e compras ecológicas. As pesquisas sobre o consumo ecologicamente consciente, ou seja, o consumo sustentável visando entender este comportamento este artigo tem como objetivo fazer uma análise visando a relação entre a intenção de consumo sustentável, confiança no consumo sustentável, a escala NEP e compras ecológicas.
As decisões de compra dos consumidores provavelmente serão influenciadas por essa crescente conscientização e inclinação para o consumo sustentável (ROBERTS, 1997). Severo (2018) sugeriram motivar suposição produtos verdes entre os clientes para avançar alcançar a sustentabilidade. Para promover esses produtos, os vendedores precisam entender as preferências do consumidor e a tomada de decisões processo no contexto de produtos verdes (CHERRIER, 2011). A escala NEP analisa a dependência ecológica das sociedades, inserindo-as na rede complexa de relações interdependentes do ecossistema.
Este artigo utiliza a abordagem quantitativa, utilizando como questionário utilizando a escala likert, sendo uma survey. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário eletrônico. A pesquisa buscou identificar a opinião de uma quantidade estatisticamente significativa, sendo 307 respondentes. A análise dos resultados foi por meio de métodos multivariados estatísticos que foram calculadas utilizando o software SPSS. As etapas estatísticas foram por meio de AFE e Regressão Linear Múltipla em conformidade com as recomendações descritas por Hair Jr. et al. (2010).
Os resultados obtidos neste estudo demonstram que a intenção de consumo sustentável está relacionada positivamente com a confiança no consumo sustentável. Assim que a escala NEP não está relacionada positivamente com a intenção de consumo sustentável. A intenção de consumo sustentável está relacionada positivamente com as compras ecológicas. Esses resultados demonstram a conscientização dos consumidores pois visam adquirir produtos ecológicos e assim demonstrando um comportamento relacionado ao consumo sustentável.
Este estudo demonstrou que a escala NEP pode estar ficando desatualizada para o contexto atual, pois sua estimativa perante os respondentes não demonstrou relevância. Dessa forma observou-se que os respondentes de tiveram comportamento distinto de estudos anteriores que utilizaram a escala NEP, demonstrando novos ou distintos padrões comportamentais referente ao meio ambiente
CHERRIER,H.;BLACK,I.R.;LEE,M."Intentional non‐consumption for sustainability: Consumer resistance and/or anti‐consumption?", EJofM,v.45n.11-12,p.1757-1767,2011. HAIR JR.J.F.,BLACK,W.C, BARDIN,B.J.,ANDERSON,R.E. Multivariate Data Analysis, 7 ed. Prentice Hall,NewJersey,2010. ROBERTS,J.A.;BACON,D.R.Exploring the subtle relationships between environmental concern e ecologically conscious consumer behaviors.JofBR,v.40,n.1,p.79-89,1997. SEVERO,E.A.;DEGUIMARÃES,J.C.F.HENRI DORION,E.C.Cleaner production, social responsibility and eco-innovation: Generations’ perception for a sustainable future.JCP.v.