Resumo

Título do Artigo

PROBLEMÁTICAS NO TRABALHO DOCENTE BRASILEIRO: uma revisão de literatura na perspectiva ergológica
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Trabalho docente no Brasil
Atividade de trabalho docente
Ergologia

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Mariana Ramos de Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm-UFES)
2 - Mônica de Fatima Bianco
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Departamento de Administração
3 - Priscilla de Oliveira Martins da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Departamento do Curso de Administração

Reumo

Verifica-se atualmente a efervescência do debate sobre as relações de trabalho (BARROS et al., 2019). Tanto na mídia como na academia, muitas questões e problemáticas que envolvem os diversos tipos de trabalho são evidenciadas. Estudos que envolvem o trabalho, em suas variadas formas, ganham evidente importância nesse cenário de turbulências contextuais – no Brasil, crises políticas, sociais e econômicas. Este artigo busca analisar o trabalho docente. A perspectiva ergológica é utilizada por se aproximar da atividade real do trabalho, a qual envolve elevada complexidade (TRINQUET, 2010).
O objetivo deste artigo é identificar as principais problemáticas vivenciadas no trabalho docente em estudos recentes brasileiros de perspectiva teórico-analítica ergológica. Para tanto, procedeu-se com uma revisão integrativa de literatura. Os estudos selecionados para a revisão são os que fazem uso da ergologia para analisar a atividade de trabalho, o que viabiliza a identificação e a análise de problemáticas vivenciadas no trabalho docente. Com este artigo, é possível identificar o conhecimento já construído em pesquisas prévias recentes que vincularam o trabalho docente e a ergologia.
A ergologia caracteriza-se como uma das teorias inseridas nas clínicas do trabalho cujo fundamento é conhecer profundamente o trabalho para ser possível a intervenção e a transformação – sendo Yves Schwartz, importante filósofo francês, um dos principais estudiosos (BENDASSOLLI; SOBOLL, 2011). Trabalho Docente: os profissionais que atuam na docência são caracterizados pela especialização de saberes científicos e práticos (PETINELLI-SOUZA; SOUZA, 2012). A docência é uma prática situada, contextualizada e decorrente de um processo que envolve múltiplos saberes (THERRIEN; LOIOLA, 2001).
Os artigos selecionados estão indexados nas bases Scielo Brasil, Periódico CAPES, BVS Brasil e na Revista Ergologia, e contemplam pesquisas brasileiras desenvolvidas nos últimos 05 anos. Por meio da revisão de literatura, 12 estudos foram selecionados. As principais problemáticas vivenciadas pelos docentes foram agrupadas e analisadas em três temáticas, embasadas na lente ergológica: prescrições do trabalho, organização do trabalho e confronto entre saberes. No tocante ao enfrentamento das problemáticas, foi possível evidenciar o debate de normas, o corpo-si e renormalizações e os usos de si.
Os resultados demonstram problemáticas diversas vivenciadas recentemente por docentes brasileiros: 1- Prescrições do trabalho (ex: dificuldades do professor-tutor na educação à distância); 2- Organização do trabalho (ex: precarização dos vínculos do trabalho docente contemporâneo); e, 3- Confronto entre saberes (ex: visão reducionista dos saberes docentes). Verifica-se atualmente intensa instabilidade e precarização nas relações de trabalho, no caso o docente. O momento é de dúvidas, incertezas e apreensão pelo trabalhador. Estudar o trabalho docente, nessa conjuntura, é necessário e urgente.
DURRIVE, L.; SCHWARTZ, Y. Glossário da ergologia. In: RUZZA, R. D.; LACOMBLEZ, M.; SANTOS, M. Ergologia, Trabalho, Desenvolvimentos. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2018. p.11-29. SCHWARTZ, Y. Trabalho e uso de si. Pro-posições, v. 11, n. 2, p. 34-50, 2000b. SCHWARTZ, Y. O trabalho e o ponto de vista da atividade. Trabalho e Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2ª ed. Niterói: EdUFF, 2010, p. 47-82. TRINQUET, P. Trabalho e Educação: o método ergológico. Revista HISTEDBR, Campinas, v. 10, n. número especial, p. 93-113, ago. 2010.