Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL E BEM-ESTAR NO TRABALHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: um estudo no contexto da pandemia do Covid-19
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Palavras Chave

Liderança Transformacional
Bem-Estar no Trabalho
Instituições de Ensino

Área

Estudos Organizacionais

Tema

COVID-19, Organizações e Sociedade

Autores

Nome
1 - Lucas Poubel
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - Cachoeiro de Itapemirim
2 - Larissa Alves Sincorá
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm-UFES)
3 - Mariana Ramos de Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm-UFES)
4 - Marcelo Moll Brandão
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - PPGAdm e PPGCon

Reumo

É comum a abordagem da liderança transformacional (LT) como um fator que aumenta a satisfação dos professores no trabalho (ALONDERIENE; MAJAUSKAITE, 2016). No entanto, outras formas de bem-estar no trabalho têm sido subrepresentadas, como a prosperidade no trabalho (bem-estar físico e afetivo) e o burnout (bem-estar negativo). Nesse sentido, combinadas à LT, postula-se neste estudo que a prosperidade no trabalho pode aumentar o índice de satisfação no trabalho (PORATH et al., 2012), enquanto que o burnout pode diminuir tal satisfação (WOLPIN; BURKE; GREENGLASS, 1991).
Isto posto, define-se o respectivo problema de pesquisa: a liderança transformacional, a prosperidade no trabalho e o burnout influenciam de que maneira no bem-estar do trabalho de docentes? Com base nessas ideias, este artigo objetiva verificar se a (i) Liderança Transformacional está associada à Satisfação no Trabalho, Prosperidade no Trabalho e Burnout; (ii) se Abertura à Experiência impacta em Prosperidade no Trabalho; (iii) se Prosperidade no Trabalho influencia Burnout e Satisfação no Trabalho; e, (iv) se Burnout se relaciona com Satisfação no Trabalho.
A literatura tem evidenciado que a liderança transformacional (LT) impacta positivamente na satisfação no trabalho (ST) e que pode e ser considera um facilitador contextual para a garantia de diversos recursos aos indivíduos. Assim, líderes de instituições de ensino devem ser conscientizados sobre como gerenciar seus liderados, especialmente aqueles com baixa abertura a experiências, objetivando aumentar o grau de crescimento e aprendizagem em suas atividades (prosperidade no trabalho), reduzir o estresse dos professores (burnout) e aumentar os índices de satisfação.
A mensuração dos construtos foi desenvolvida com base em escalas já pré-existentes e a pesquisa foi executada a partir de amostra não-probabilística e convencional. O questionário foi aplicado na plataforma Google Forms a professores atuantes na educação infantil, ensino básico (fundamental e médio) e ensino superior de instituições privadas, públicas e sem fins lucrativos. Para análise, utilizou-se o SPSS Statistics 21 para o desenvolvimento dos testes de normalidade dos dados e o teste de outliers. Na sequência, empreendeu-se a validação do modelo teórico via Smart PLS-SEM.
O líder transformacional revelou-se como um facilitador contextual e garantidor de resultados positivos para as organizações. Os indivíduos com maior tendência à criatividade e curiosidade, tendem a impactar de forma positiva e contribuir para uma maior prosperidade no trabalho. Os achados revelam também que a prosperidade no trabalho exerce impacto em variáveis de resultado, especificamente com a redução dos efeitos nocivos do Burnout. Por fim, verifica-se que os indivíduos entrevistados estão utilizando estratégias de enfrentamento para lidar com o contexto atípico de crise atual.
As características inerentes ao trabalho do líder transformacional no setor de ensino, apoia e colabora as atividades profissionais desenvolvidas pelos docentes, permitindo influenciar positivamente em seu bem-estar, traduzidos pela sensação de prosperidade e satisfação no trabalho. Concluiu-se que a liderança transformacional, a prosperidade no trabalho e o burnout influenciam no bem-estar do trabalho de docentes. Também foi constatado empiricamente, que AAE impacta positivamente em PT, isto é, indicando ser responsável por aumentar os níveis de aprendizagem e vitalidade dos docentes.
ALONDERIENE, R.; MAJAUSKAITE, M. Leadership style and job satisfaction in higher education institutions, International Journal of Educational Management, v. 30, n. 1, p. 140-164, 2016. PORATH, C.; SPREITZER, G.; GIBSON, C.; GARNETT, F. G. Thriving at work: Toward its measurement, construct validation, and theoretical refinement. Journal of Organizational Behavior, v. 33, p. 250–275, 2012. WOLPIN, J.; BURKE, R. J.; GREENGLASS, E. R. Is Job Satisfaction an Antecedent or a Consequence of Psychological Burnout? Human Relations, v. 44, n. 2, p. 193–209, 1991.