Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO FEMININO: HISTÓRIA DE VIDA NO FRANCHISING SOB A ÓTICA DO AMBIENTE RELACIONAL
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Palavras Chave

Empreendedorismo Feminino
Franchising
Ambiente Relacional

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - GIVALDO GUILHERME DOS SANTOS
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Jundiai
2 - Cida Sanches
UNIFACCAMP - Centro Universitario Campo Limpo Paulista - Programa de Mestrado em Administração
3 - MANUEL MEIRELES
FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA (FACCAMP) - PDA
4 - Samuel Ferreira Jr.
FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA (FACCAMP) - Campo Limpo Paulista
5 - Roberto Bezerra Nobrega
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Conceição

Reumo

Esse artigo se propôs a analisar a hipótese da influência do ambiente relacional na história de vida de uma empreendedora no segmento de franchising sob o recorte teórico de três correntes sociológicas (fato social, ação social e campo social). A coleta de dados foi realizada por meio de depoimentos colhidos entre 2018 e 2019. Os aspectos cognitivos da narrativa do sujeito da pesquisa foram analisados diante do arcabouço teórico demonstrando uma correlação com o seu percurso de vida.
Analisar a hipótese da influência do ambiente relacional na história de vida de uma empreendedora no segmento de franchising sob o recorte teórico de três correntes sociológicas (fato social, ação social e campo social).
Nesse capítulo foram concebidas duas vertentes teóricas que balizaram a análise da história de vida investigada na pesquisa sobre aspectos comportamentais e sociais. Dentro do eixo comportamental a análise do sujeito da pesquisa diante do papel de empreendedora feminina e o social sobre os aspectos sociológicos que podem ser delimitados como influenciadores em sua jornada empresarial.
O método adotado de História de Vida justifica-se no âmbito da pesquisa diante de suas características singulares. A História de Vida está inserida como um método qualitativo que permite articular entre a história individual e a história social com o compromisso maior do pesquisador em apresentar a realidade a ser compreendida
A análise foi praticamente pontuada em dois grandes momentos assim classificados: i) da infância à adolescência com forte apelo na socialização primária e das instituições e ii) fase madura até os dias de hoje como empresária com a influência da socialização secundária na abordagem na Teoria de Campos de Pierre Bourdieu.
Os resultados apresentaram uma correlação nas inúmeras decisões de adaptação do sujeito da pesquisa ao longo da carreira, motivadas muitas vezes pelo ambiente relacional com forte apelo na Teoria de Campos sustentada por Bourdieu. Essas características demonstram que o ambiente relacional pode ser analisado como um atributo no empreendedorismo.
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