Resumo

Título do Artigo

O que a ciência diz sobre a relação entre os estilos e estratégias de aprendizagem, utilizadas por estudantes universitários?
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Palavras Chave

Estilos e Estratégias de Aprendizagem
Educação Superior
Prática Baseada em Evidências

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - RICARDO BATISTA CÂNDIDO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Paulo
2 - Iara Yamamoto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA
3 - Adriana Backx Noronha Viana
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

Após décadas de investigações sobre relações entre Estilos e Estratégias de Aprendizagem os resultados ainda permanecem dispersos, limitando a orientação das práticas educacionais e a evolução das pesquisas. No atual cenário conturbado em que se encontra o processo de ensino e aprendizagem, agravado pela epidemia mundial do vírus Covid-19, a presente pesquisa propõe a revisão sistemática da literatura dos trabalhos que examinaram as relações entre estilos e estratégias de aprendizagem no ambiente universitário.
Na ausência de trabalhos anteriores cobrindo o tema, esta pesquisa propõe uma revisão sistemática dos estudos sobre as relações entre estilos e estratégias de aprendizagem realizadas no contexto universitário, guiada pela seguinte pergunta: Existe relação entre os estilos de aprendizagem preferenciais e as estratégias de aprendizagem utilizadas por estudantes universitários? Espera-se que os resultados contribuam com a teoria, mas também com prática educativa, seja pela atuação de professores, gestores e/ou formuladores de políticas públicas que buscam tomar decisões com base em evidências.
Na década de 90, como reflexo do New Laboure, surge o movimento baseado em evidências, um conjunto de ações que propõe a utilização das melhores evidências científicas na tomada de decisão (Tranfield et al., 2003). As revisões sistemáticas da literatura surgem como uma fonte valiosa de informações para os tomadores de decisão, oferecendo conhecimento sistematizado e auditável (Fabbri et al., 2016). Os constructos estilos de aprendizagem e estratégias de aprendizagem são produtos das pesquisas sobre as diferenças individuais e fazem parte domínio da Psicologia da Educação (Coll & Miras, 1996).
Entre todos os envolvidos, atordoados com o cenário em questão, os discentes também não ficaram ilesos, a maioria acostumados com o status predominantemente passivo, tiveram que se adaptar ao ‘novo normal’, para eles a curva de aprendizagem, também, não foi fácil. Logo, dispõe-se aos praticantes da educação, a necessidade de pensar a adequação dos cursos a um novo público, carente não apenas do conhecimento, mas, também, da compreensão e domínio de suas capacidades cognitivas e metacognitivas, o que vem estimulando as pesquisas sobre abordagens educacionais orientadas para os estudantes.
Dentre os achados dois fatores chamaram a atenção: 1) falta de uma base teórica explícita sobre o embasamento teórico dos constructos, 2) falta de revisões sobre os principais construtos (estilos e estratégias) em conjunto. Ademais, como apontam os estudos, a utilização de abordagem única de ensino/aprendizagem não funciona para a maioria dos alunos, consequentemente, surge a necessidade de conscientização de educadores, estudantes e de todos os demais envolvidos das relações entre os vários estilos e estratégias de aprendizagem e de seu potencial de para tornar a aprendizagem mais eficiente
Al-Tabbaa, O., Ankrah, S., & Zahoor, N. (2019). Systematic Literature Review in Management and Business Studies: A Case Study on University–Industry Collaboration. Systematic Literature Review in Management and Business Studies: A Case Study on University–Industry Collaboration, January.; Alnujaidi, S. (2018). The Relationship Between EFL Students’ Perceptual Learning Styles and Their Language Learning Strategies in Saudi Arabia. International Journal of English Linguistics, 9(1), 69.; Baltaoglu, M. G., & Guven, M. (2019). Relationship between self-efficacy, learning strategies, and learning s