Resumo

Título do Artigo

A ENTREGA DE SERVIÇOS PÚBLICOS PELO GOVERNO ELETRÔNICO: Uma Análise da Produção Científica Internacional
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Palavras Chave

Governo eletrônico
Revisão Sistemática
Serviços ao cidadão

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Gilmara Aparecida de Freitas Dias
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - FACE-PPGA
2 - Karla Veloso Coura
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - ANDRÉ LUIZ MENDES ATHAYDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Instituto de Ciências Agrárias - ICA - Campus Regional Montes Claros - MG
4 - JOSIVANIA SILVA FARIAS
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA

Reumo

O governo eletrônico (e-Gov) está presente nas três esferas de governo (municipal, estadual e federal) com o propósito de ofertar mais que uma simples entrega de serviços e conteúdos, com o auxílio das tecnologias de informação e comunicação. As plataformas de e-Gov auxiliaram na promoção de reformas de serviço público e de novas formas de administrar o bem público, não somente desburocratizando rotinas públicas, mas promovendo aos cidadãos, fatores como participação, autosserviço e ações voluntárias.
Portanto, surgem os seguintes questionamentos: Como estão as publicações sobre e-Gov? Em quais periódicos essas publicações podem ser encontradas? Qual temática foi mais trabalhada nos artigos? Como foram formadas as palavras-chave desses artigos? Quais as principais relações entre os textos? Assim, pretende-se obter um panorama sistemático da entrega de serviços articulada com o e-Gov e, deste modo, este trabalho propõe analisar o perfil da produção científica internacional sobre a entrega do serviço por intermédio das plataformas de e-Gov.
A administração pública tem repensado seu modo de entregar serviços aos cidadãos e utilizado recursos tecnológicos para alcançar esses sujeitos. A oferta de serviços por meio da tecnologia ocupa lugar central nas discussões contemporâneas sobre a modernização da gestão pública, e uma das formas de promover o acesso facilitado dos cidadãos aos serviços públicos é por meio do governo eletrônico (Barbosa, Pozzebon & Diniz, 2013; Roy, 2017), melhorando o acesso e a prestação de serviços públicos (Chan et al., 2010; Tesu, 2012).
O trabalho é natureza exploratória e utilizou abordagem bibliométrica para a coleta dos dados. A investigação sistemática dos artigos considerou a base de dados Proquest por englobar os principais periódicos nacionais e internacionais da área de Administração. Após diversos refinamentos na busca dos documentos, foram obtidos 21 artigos que compuseram o banco de dados da pesquisa. Para auxiliar as análises foi utilizado o software Iramuteq 0.7 alpha 2, por meio de corpus textuais que permitiu analisar: word cloud; classificação hierárquica decrescente e a análise fatorial de correspondência.
As análises com a utilização do software Iramuteq trouxeram resultados interessantes no tocante às relações entre serviços, cidadãos e governo eletrônico, com a formação de três clusters com a aderência de 90% do corpus textual, e retratou que a temática mais publicada se refere à adoção de tecnologia seguida pela implementação de plataformas e-Gov. Utilizou-se para as análises: sociometria, classificação hierárquica decrescente e análise fatorial de correspondência. De acordo com os resultados procurou-se embasar os pesquisadores para futuros trabalhos propondo uma agenda de pesquisa.
O governo deve estar preparado para oferecer estruturas que dê aos cidadãos segurança suficiente para adotar as tecnologias de e-Gov, diminuindo seu deslocamento às agências públicas. Os serviços ofertados pelo governo eletrônico, que proporcionam uma interação diferente do atendimento presencial, devem ser conduzidos de maneira a entregar serviços que fortaleçam o processo democrático, especialmente em democracias ainda em desenvolvimento, como é o caso brasileiro, levando em consideração os princípios da isonomia, garantindo assim a confiabilidade na relação entre governo e cidadãos.
Janita, M. S., & Miranda, F. J. (2018). Quality in e-Government services: A proposal of dimensions from the perspective of public sector employees. Telematics and Informatics, 35(2), 457-469. KAI, E., & Vogt, H. (2013). On self-service democracy:Configurations of individualizing governance and self-directed citizenship. European Journal of Social Theory, 16(2), 153-173. Roy, J. (2017). Digital government and service delivery: An examination of performance and prospects. Canadian Public Administration, 60(4), 538-561.