Resumo

Título do Artigo

AMBIENTE INSTITUCIONAL E DESEMPENHO EM EMPRESAS LATINO AMERICANAS DE CAPITAL ABERTO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Desempenho econômico
Indicadores
Ambiente Institucional

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens Relacionais às Organizações

Autores

Nome
1 - Fabio Bulegon
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
2 - Silvano Dresch
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
3 - SADY MAZZIONI
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó SC
4 - Rodrigo Barichello
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó/ SC
5 - CRISTIAN BAU DAL MAGRO
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau

Reumo

Indicadores de desempenho são instrumentos de planejamento, gerenciamento e mobilização, tornando possível organizar ações ou apresentar novas medidas e auxiliar na visibilidade dos resultados alcançados. Para medir o, deve-se levar-se em consideração as metodologias de abordagem que são utilizadas para sua avaliação e validação (BACKES et al., 2009). Os indicadores de desempenho organizacionais, devem mostrar a gestão operacional e a estratégia traçada. Os indicadores devem estar distribuídos em nível estratégico, organizacional e operacional (DORNIE et al., 2000).
A investigação pretende analisar as influências de alguns fatores ambientais em países latino-americanos, a exemplo, o comportamento ético político e das empresas, a eficácia dos conselhos de administração, a taxa de impostos totais sobre os lucros, a capacidade de inovação e o índice de percepção da corrupção sobre o desempenho econômico das empresas. A partir do contexto apresentado, pretende-se responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a influência dos aspectos do ambiente institucional em países latino-americanos que afetam no desempenho econômico das empresas de capital aberto?
A revisão discute aspectos do ambiente institucional, como corrupção, eficácia dos conselhos de administração, proteção aos interesses dos acionistas minoritários, carga tributária, proteção da propriedade intelectual, relacionando-os ao contexto organizacional, todos relacionados ao desempenho das organizações. Os motivos para efetivar a mensuração de desempenho podem estar relacionados à adição de valor, comparações com concorrentes ou a rever as estratégias organizacionais no curto, médio e longo prazo (SARUBBI; DIAS; CORREA, 2010).
Pesquisa descritiva, documental, quantitativa. Coleta secundárias de dados na base Thomson Reuters, com análise em informações econômicas e financeiras das empresas. Variáveis de desempenho econômico, confrontadas com as do ambiente institucional do país de origem e algumas variáveis de controle. O universo de pesquisa é composto por companhias de capital aberto, exceto financeiras, do Brasil, México, Chile, Peru, Argentina e Colômbia. O período investigado foi dos anos de 2012 a 2016. Para análise utilizou-se estatística descritiva, teste não paramétricos e regressão com dados em painel.
Os indícios apontam que a valorização das ações das empresas tende a ser explicado pelo ambiente em que a empresa está inserida e não pelos indicadores de desempenho interno. Portanto, a valorização acionária das empresas dos diferentes países analisados pode ser explicada pelo ambiente institucional dos países estudados. Os resultados apontam que as empresas com maiores volumes de ativos possuem maior capacidade de obter lucros operacionais e de elevar seu valor de mercado. Ainda, que empresas localizadas em países mais transparentes apresentaram melhor desempenho econômico.
Os resultados indicam que diversos são os aspectos afetam o ambiente institucional de uma organização. Um dos fatores que ficaram evidentes é que um conselho de administração eficaz pode aumentar os lucros e o valor de mercado da empresa. Quanto à proteção da propriedade intelectual, a pesquisa demonstrou que, quanto maior o investimento dos países neste aspecto, o lucro líquido e lucro operacional das empresas poderão ser maiores. As empresas instaladas em países que apresentam taxas de impostos maiores apresentaram lucro líquido e lucro operacional menores.
Backes, N. A.; Silva, W. V.; Adão, W. J.; Corso, J. M. D. Indicadores contábeis mais apropriados para mensurar o desempenho financeiro das empresas listadas na BOVESPA. Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios, n. 2, 117-135, 2009. Dornier, P. P. et al. Logística e Operações Globais: textos e casos. São Paulo: Atlas, 2000. Sarubbi, F. M.; Dias, J. L. P. C.; Correa, H. L. Sistemas de mensuração e avaliação de desempenho organizacional: estudo de casos no setor de revistas segmentadas. 2010. In: Seminários em Administração, 13. 2010. São Paulo: Semead, 2010.