Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE: evidências na produção de cachaça
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estratégias de Inovação
Produção de Cachaça
Empresas de pequeno porte

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - Milene Felix de Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DCSA

Reumo

As Estratégias de Inovação potencializam o crescimento das organizações na medida em que estimulam o desenvolvimento de novos serviços e novos produtos. Porém, é importante alertar para a relevância de um ambiente propício à inovação, na medida em que tanto podem favorecer como dificultar o processo inovativo em qualquer contexto, e o envolvimento das pessoas e competências específicas representam aspectos chave para a inovação.
O setor de produção de cachaça é considerado heterogêneo, competitivo, e apesar de desenvolver inovações, estas não são fruto de processos planejados e controlados. Isso faz com que as empresas percam oportunidade de crescer e fortalecer sua atuação. Ao mesmo tempo é um setor carente de pesquisa, incluindo aquelas como foco em Estratégias de Inovação. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar as estratégias de inovação na produção de cachaça de empresas de pequeno porte, à luz da Tipologia de Bowonder et al. (2010).
A literatura fornece uma variedade de definições a respeito das Estratégias de Inovação a serem implementas pelas organizações, algumas são complementares e outras ambíguas. Dentro dessa temática, uma das obras que contribui significativamente para o tema Estratégias de Inovação é o artigo de Bowonder et al (2010), no qual os autores discutem um conjunto de 12 Estratégias de Inovação que ajudam as empresas a se tornarem competitivas. A tipologia destes autores serve aqui como principal referência para o presente estudo.
A pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, na qual é realizado um estudo empírico desenvolvido em duas empresas de produção de cachaça e que desenvolveram estratégias específicas e distintas que resultaram no crescimento de ambas. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevista realizada com roteiro semiestruturado e levantamento de dados secundários das empresas e do setor.
As empresas A e B adotaram trajetórias distintas e estratégias que conduziram a resultados diferenciados. Enquanto a empresa A adotou as estratégias de Mutação da Inovação, Aquisição e Desenvolvimento Enxuto, a empresa B se direcionou para Cocriação, Aumento do valor da marca, e Desenvolvimento Enxuto. Assim, enquanto uma mudou sua produção de artesanal para industrial, modernizando seus processos e desenvolvendo estratégias voltadas para permitir o acesso a novos segmentos de mercado, a outra utiliza o seu processo artesanal como diferencial de mercado.
Apesar de a pesquisa ter sido desenvolvida num setor de atividade bastante específico, considera-se que os resultados são importantes para entender a dinâmica das Estratégias de Inovação em empresas de bebidas destiladas. Ainda assim, evidencia-se que as inovações neste setor estão mais focadas em processo do que em produto, apesar de se identificar principalmente na Empresa B que realizou mudanças significativas no seu produto há alguns anos atrás, o que resulta num padrão de qualidade reconhecido atualmente.
BESSANT, J. Challenges in Innovation Management. In. The International Handbook on Innovation. SHAVININA, L.V. (ed.). Elsevier Science, 2003. BOWONDER, B. et al. Innovation Strategies for Creating Competitive Advantage. Research Technology Manage-ment, v. 53, n. 3, p. 19-32, 2010. BRULAND, K.; MOWERY, D.C. Innovation Through Time. In. FAGERBERG, J.; CHEN, Y.; YUAN, Y. The innovation strategy of firms: empirical evidence from the Chinese high-tech industry. Journal of Technology Management in China, v. 2, n. 2, p. 145-153, 2007. FAUCHART, E.; KEILBACH, M. Testing a model of exploration and e