Resumo

Título do Artigo

Network Theory of Stakeholder Influences: uma abordagem revisitada
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Teoria de redes de stakeholders
Influência das partes interessadas
redes sociais

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Fabricio Stocker
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA USP
2 - Keysa Manuela Cunha de Mascena
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
3 - Ana Cláudia Azevedo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

Resultados relacionais são importantes para análisedo comportamento das empresas e seus stakeholders,pois estas não respondem a cada interessado individualmente, mas sim, interagem em função de múltiplas influências de todasas partes. Esse fenômeno caracteriza as chamadas redes de stakeholders, e sua análise pode evidenciar como resultados relacionais são obtidos porinterações entre as organizações e suas múltiplas partes interessadas. A dinâmica de interação entre empresas e seus stakeholders é denominada por Rowley (1997) como “Network Theoryof Stakeholder Influences”.
Considerando a importância que as interações entre múltiplos stakeholders vêm ganhando nas últimas décadas, ainda há uma lacuna na explicação sobre como as organizações devem lidar com os stakeholders na perspectiva da cooperação em rede. Remanescem nãoconsolidadas as bases teóricas que explicam o fenômeno das redes de stakeholders e as implicações empíricas dessa abordagem. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar a evolução da abordagem de redes de stakeholders nos últimos 20 anos; ou seja, revisitar a teoria de Rowley (1997) e trazer um panorama da sua evolução até os dias atuais.
Esse ensaio é fundamentado em dois escopos de pesquisa distintos, quais sejam: Teorias de Redes – sociedade em redes e redes interoganizacionais (Castells,Majer&Gerhardt, 2002; Gulati, Nohria&Zaheer, 2000) e a Teoria de Stakeholders (Freeman, 1984), que seintegramna composição da abordagem proposta por Rowley (1997) - Network Theoryof Stakeholder. Por meio da análise de rede social, Rowley (1997) avalia como se dá o relacionamento entre os múltiplos stakeholders, indo além das relações diádicas entre estes e a organização central, ou seja, elevando a análise ao nível da rede.
A partir da análisesociométrica e revisão sistemática de 228 artigos coletados da base ISI Web of Science entre 1997 e 2017, foi possível revisitar e analisar a evolução da “Network Theoryof Stakeholder Influences”. Assim, com base na reflexão sobre esta abordagem, é possível inferir que as pesquisas recentes estão deslocando o foco das relações com os stakeholders centradas na organização para as de uma rede descentralizada com diversos atores. Além disso, há uma tendência de estudos das redes formadas por grupos de stakeholders e as identidades sociais dos indivíduos membros desses grupos.
As empresas não respondem a cada stakeholderisoladamente, mas sim, a múltiplas influências de um conjunto de stakeholders que interagem entre si e com a organização. Assim, a abordagem da rede de stakeholders não é apenas uma proposição,mas sim uma realidade a ser teorizada e praticadaem âmbito acadêmico e organizacional.A contribuição desta pesquisa consiste em revisitar e apresentar um panorama da proposta de Rowley (1997)analisandoas redes de referências, as contribuições teóricas e empíricas e a tendência dos estudos recentes, o que auxiliará no desenvolvimento de trabalhos futuros.
Freeman, R. E. (1984). Strategic planning: A stakeholder approach. Pitman, Boston. Gulati, R., Nohria, N., & Zaheer, A. (2000). Strategic networks. Strategic Management Journal, 203-215. Rowley, T. J. (1997). Moving beyond dyadic ties: A network theory of stakeholder influences. Academy of Management Review, 22(4), 887-910. Castells, M., Majer, R. V., & Gerhardt, K. B. (2002). A sociedade em rede (Vol. 1). FundaçãoCalousteGulbenkian.