Resumo

Título do Artigo

O USO DO DESIGN THINKING EM PESQUISAS CIENTÍFICAS NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
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Palavras Chave

Pesquisa em Administração
design thinking
metodologia de pesquisa

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Alexandre Borba Salvador
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Vitor Koki da Costa Nogami
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Administração
3 - João Paulo Bittencourt
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (SINGULARIDADES/ISESP) - São Paulo
4 - Carolina Costa Cavalcanti
Fundacao Dom Cabral - sao paulo

Reumo

Inspirados pelas correntes discussões sobre a proliferação de publicações de baixa relevância e pelo crescimento da aplicação do design thinking em outras áreas do conhecimento (além do Design), esse é um ensaio exploratório sobre como o uso do design thinking em pesquisas científicas em Administração. O design thinking se insere como uma forma alternativa aos métodos tradicionais de pesquisa científica em Administração, principalmente por incorporar o pensamento criativo abdutivo em busca de formulação de novas hipóteses.
Atualmente, parte da produção acadêmica na área de Administração apresenta pouca descoberta e pouca contribuição acadêmica, gerencial e social. O presente artigo tem como objetivo inserir o design thinking (DT) como forma alternativa multimétodo aos métodos tradicionais de elaboração de pesquisa científica na área de Administração.
A fundamentação teórica abrange (1) a conceitualização de design thinking, (2) apresentação o processo do design thinking, (3) relacionamento da técnica como forma de planejar, estruturar e operacionalizar a pesquisa na área de Administração e (4) apresentação dos possíveis resultados e benefícios a serem encontrados com o uso do design thinking.
Dentro de uma abordagem fenomenológica, o processo de design thinking intercala momentos teoréticos e filosóficos com investigações e testes empíricos, sendo que esses últimos podem facilitar sua maior aceitação dentro da pesquisa científica em Administração. Se o DT se ocupa da geração de hipóteses, ele não substitui a pesquisa; ele a enriquece com a proposição de um processo mais robusto de investigação multimétodos e com formação de um time multidisciplinar com o objetivo de aumentar a compreensão de problemas complexos e definir hipóteses mais profundas e relevantes.
Design thinking em pesquisa científica em Administração pode apresentar grande contribuição no desenho de estudos, na geração de hipóteses e interpretação de dados, desde que seja aceita a premissa que outro grupo de pesquisadores com diferente bagagem cultural não chegariam ao mesmo ponto seguindo os mesmos procedimentos, mas que o produto possa ser testado sintética e analiticamente a posteriori. A mudança de perfil de pesquisa pode encontrar resistência de pesquisadores, avaliadores e tutores mais tradicionais, como toda mudança paradigmática.
Bonini, L. A., & Sbragia, R. (2011). O modelo de design thinking como indutor da inovação nas empresas: um estudo empírico. Revista de Gestão e Projetos, 2(1), 03-25. Onwuegbuzie, A. J., & Leech, N. L. (2005). On Becoming a Pragmatic Researcher: The Importance of Combining Quantitative and Qualitative Research Methodologies. International Journal of Social Research Methodology, 8(5), 375–387. Wood Jr, T., Costa, C. C. M., Lima, G. de M. R., & Guimarães, R. C. (2016). Impacto Social: Estudo sobre Programas Brasileiros Selecionados de Pós-graduação em Administração. RAC, 20 (1), 21-40.