Resumo

Título do Artigo

PERPETUANDO UMA CULTURA DE EXCELÊNCIA – 25 ANOS DA FUNDAÇÃO ESTUDAR

Palavras Chave

Cultura Organizacional
Gestão da mudança
Gestão estratégica de pessoas

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Carla Diniz dos Santos da Silva
FACULDADE IBMEC (IBMEC) - Rio de Janeiro
2 - Ester Figueiredo Girão
FACULDADE DE ECONOMIA E FINANÇAS IBMEC (FACULDADES IBMEC) - Rio de Janeiro
3 - Rafael Rangel Motta
FACULDADE IBMEC (IBMEC) - Rio de Janeiro
4 - Wagner Guimarães Bastos
FACULDADE DE ECONOMIA E FINANÇAS IBMEC (FACULDADES IBMEC) - Rio de Janeiro - Centro
5 - ANA CHRISTINA CELANO TEIXEIRA
FACULDADE IBMEC (IBMEC) - Rio de Janeiro

Reumo

Após 25 anos de existência a Fundação Estudar precisa passar por mudanças que garantam a sua perpetuação mesmo após a saída dos sócios fundadores. A cultura precisa ser preservada e os sócios querem ampliar o alcance das ações da Fundação, que até 2010 havia beneficiado pouco mais de 500 bolsistas, um número muito pequeno perto do potencial de 206 milhões brasileiros. Sendo reconhecida pela excelência de seus bolsistas, como poderá a Fundação ampliar sua atuação enquanto espalha a sua cultura pelo país? É possível deixar um legado que impacte mais pessoas e negócios?
O presente caso pode ser útil ao abordar discussões envolvendo cultura organizacional, visando a extração dos dados culturais retratados no texto para trabalhos de crítica, modelagem e alocação em outras realidades, permitindo expandir conhecimentos e confrontar o novo. Os principais conceitos a serem aprendidos pelos alunos envolvem o papel do gestor diante da necessidade de avaliação da cultura organizacional da empresa, fazendo links diretos com estratégia, redesenho de processos, o design organizacional, recursos humanos, recrutamento e liderança de grupos.
Os dados primários para este caso foram obtidos por meio de entrevistas com pessoas envolvidas na “Fundação Estudar”. E os dados secundários, extraídos do livro “Cultura da Excelência” sobre a Fundação.
O caso pode ser utilizado em cursos de graduação, pós-graduação, MBA e Mestrado Profissional. As disciplinas que podem usufruir do caso são: administração, comportamento organizacional, liderança, recursos humanos e outras onde se explore a cultura organizacional, a gestão da mudança e gestão estratégica de recursos humanos. O caso também pode ser aplicado em cursos “in company” onde o objetivo ser estimular a liderança para a cultura que se deseja desenvolver na organização.
COHEN, D. Cultura de Excelência. 1º edição. Rio de Janeiro, Primeira Pessoa, 2017 SCHEIN, E. H. Organizational Culture and Leadership. San Francisco: Jossey-Bass. 4th ed. 2010. HARTNELL, C. A.; OU, A. Y.; KINICKI, A. Organizational culture and organizational effectiveness: a meta-analytic investigation of the competing values framework’s theoretical suppositions. J. Appl. Psychol., v. 96, n. 4, p. 677–94, 2011.