Resumo

Título do Artigo

SE NÃO MUDAR ESTÁ FRITZ: UM CASO SOBRE MODELO DO EQUILÍBRIO PONTUADO

Palavras Chave

Adaptação
Equilíbrio Pontuado
Supermercado

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Michele Raasch
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PPGDTSA
2 - Elvis Silveira-Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PPGDTSA
3 - Jaqueline de Vasconcelos Chagas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - FAT

Reumo

Fundada em 1987 o supermercado Preço Bom, precisou enfrentar diversas adaptações ao longo de sua trajetória. Sua fundadora Maria iniciou o negócio como estratégia para superar a necessidade de renda extra para a família. Após períodos de inércia extensos, a empresa passou por diversas reorientações estratégicas para, após 31 anos de sua fundação, estar bem colocada no mercado de atuação. Dentre tais períodos estão a suspensão das atividades por breves períodos de tempo, e a mudança do gestor. O novo gestor realiza as mudanças necessárias para manter a empresa competitiva.
O objetivo educacional proposto é ilustrar como ocorre o processo de mudança e adaptação estratégica dentro de uma organização, através de uma análise longitudinal, compreendendo como os processos fazem parte das mudanças da organização, baseando-se no modelo de equilíbrio pontuado de Tushman e Romanelli (1985). Despertando nos alunos a percepção da necessidade de mudança e de adaptação de uma empresa, bem como de seus gestores. Ainda das mudanças necessárias frente às incertezas, ameaças e oportunidades de mercado, a busca de estratégias para resolução de certos problemas.
O caso de ensino foi construído baseado nas informações obtidas por meio de entrevista semi-estruturada com as proprietárias do supermercado citado no caso. As entrevistas foram gravadas, transcritas e redigidas no formato do caso, conforme apresentado. Foram analisadas ainda fotografias do antigo estabelecimento e uma visita ao atual para melhor visualização e compreensão da evolução da empresa. Os personagens e suas histórias condizem com o que foi relatado pelas proprietárias, porém seus nomes foram alterados assim como o nome do estabelecimento comercial, por solicitação dos entrevistados.
O presente caso de ensino foi desenvolvido para que possa ser utilizado em disciplinas que abordem a temática estratégia, mudança e adaptação estratégica, entre outras, tais como planejamento estratégico e empreendedorismo. Sendo possível ser utilizado em cursos de graduação e pós-graduação em administração ou áreas a fins.
ABRATT, R.; MINGIONE, M. Corporate identity, strategy and change. Journal of Brand Management, v. 24, n. 2, p. 129-139, 2017. TUSHMAN, M. L.; VIRANY, B.; ROMANELLI, E. Executive succession, strategic reorientations, and organization evolution: The minicomputer industry as a case in point. Technology in Society, v. 7, n. 2-3, p. 297-313, 1985. TUSHMAN, M.L.; NEWMAN, W.H.; ROMANELLI, E. Convergence and upheaval: Managing the unsteady pace of organizational evolution. California Management Review, v. 29, n. 1, p. 29-44, 1986.