Resumo

Título do Artigo

Um estudo bibliométrico acerca da teoria da agência em âmbito nacional entre os anos de 2007 a 2017
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Teoria da Agência
Assimetria de Informação
Conflitos de Agência

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Iara Cardoso Ferreira
LIBERTAS - FACULDADES INTEGRADAS (LIBERTAS) - Faculdade de Administração
2 - Stephanie Duarte Estéban
FEA-RP/USP - Programa de Pós-graduação em Administração de Organizações

Reumo

Esse estudo objetivou analisar a produção científica sobre a Teoria da Agência, no período compreendido de 2007 a 2017 dentro da área acadêmica de Administração em âmbito nacional. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliométrica. Assim foram encontrados e analisados em profundidade 26 artigos científicos, com classificações de A1 até B2, segundo a lista da qualis/capes, considerando o quadriênio de 2013 a 2016 (sendo esta a mais recente), sendo eles indexados nas bases de dados da scielo e google acadêmico, e também em periódicos. O critério para os artigos foi utilizar de palavras chaves.
Problema de pesquisa: qual foi a produção científica nacional acerca da teoria da agência em âmbito nacional entre os anos de 2007 a 2017? Objetivos específicos: a) levantar artigos científicos acerca da teoria da agência em periódicos nacionais classificados entre qualisA1 e B2 entre entre os anos 2007 a 2017, b) analisar os autores, respectivas instituições de origem, ano de publicação e o periódico dos artigos levantados e c) verificar a tipologia da pesquisa e abordagem metodológica dos artigos levantados.
A teoria da agência tem como base as relações contratuais.Os contratos são originados quando uma empresa começa a expandir tornando os procedimentos complexos,assim, o proprietário precisa de alguém para auxiliar na tomada de decisão(MARTINEZ, 1998).Assim, surgem os elementares atores econômicos:o principal – o proprietário, que detém a posse da organização e delega autoridade para alguém, atingir seus objetivos e maximizar o lucro;o agente – o administrador de empresa, contratado/remunerado para exercer tal função(JESEN; MECLING, 2008).
Para realizar o estudo, como procedimentos metodológicos foram utilizadas as abordagens qualitativa e quantitativa, através de pesquisa descritiva exploratória, sendo os métodos de cunho bibliográfico e bibliométrico. A coleta de dados foi documental, sendo o tratamento realizado por meio de porcentagem absolutae aplicaçãoda técnica de análise de conteúdo para a interpretação dos dados.
Verificou-se que há uma pluralidade de autores, sendo estes 77,e foram encontradas 52 instituições de origem,havendo o predomínio de formação na USP.Os periódicos que se destacaram foram a RAC,com 4 publicações, em seguida a Revista de Administração Pública,e a Rege,ambas com 3 publicações.O ápice das publicações ocorreu no ano de 2017, com 6 artigos em diferentes periódicos.Em relação à abordagem e tipologia da pesquisa, predominou-se:abordagem qualitativa, pesquisa exploratória, método bibliográfico e estudo de caso, a coleta em bases de dados e por fim sobressaiu a análise de conteúdo.
Conclui-se que a temática não é recente, pois foi abordada pela primeira vez em 1932. No entanto, ainda é pouco estudada, para o período analisado, ou seja, os últimos dez anos, mesmo considerando o crescente interesse pela literatura no ano de 2017.Pode-se citar como exemplo,que dentro das mesmas bases de dados e períodos compreendidos, foram encontrados mais artigos relacionados a conflito organizacional, precisamente o total de 183, quando comparados a 26 artigos do objeto de estudo. Este estudo ainda contribuiu com a compreensão profunda, da temática e seus aspectos englobados.
BESANKO, D. et al. A economia da nova estratégia. Porto Alegre: Bookman,2012. JESEN, M. C.; MECKLING, W. H. Teoria da Firma: Comportamento dos Administradores, Custos de Agência e Estrutura de Propriedade. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 48, n. 2, p. 87-125, abr./jun. 2008. MARTINEZ, A. L. AgencyTheory na pesquisa contábil. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE, 22., 1998, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos... Foz do Iguaçu: ANPAD, 1998. Disponível em: www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad1998-ccg-12.pdf. Acesso em: 20/08/2017.