Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIO DE MULHER: A CARACTERIZAÇÃO EMPREENDEDORA DAS ACADÊMICAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR.
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Palavras Chave

Perfil empreendedor
Empreendedorismo feminino
Características comportamentais.

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Romário Rocha do Nascimento
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP - EAD
2 - TAIANA DIAS BARROS DA SILVA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) - Palmas
3 - André Pugliese da Silva
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT) - Campus Palmas

Reumo

As Instituições de Ensino Superior têm gerado grande destaque sobre o crescente número de mulheres empreendedoras no Brasil. Ao analisar o posicionamento tradicional na qual as mulheres foram sujeitas por séculos, verifica-se numericamente que o empoderamento das mesmas no mundo dos negócios tem crescido consideravelmente. A atuação da mulher no empreendedorismo tem trazido uma evolução distinta do seu comportamento para o mundo dos negócios, agregando diversidade para mercado de trabalho, bem como para os ramos empresariais.
Sob uma perspectiva especifica de gênero, a pesquisa busca analisar e caracterizar o perfil empreendedor das acadêmicas do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior, localizada na cidade de Palmas-TO. O estudo justifica-se pelo modo que futuras gestoras são influenciadas na perspectiva dos currículos que atualmente são difundidos pelas Instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento de características e habilidades empreendedoras.
No contexto acadêmico, Ribeiro e Moreira (2017) a estimulação do empreendedorismo leva a uma quebra de paradigmas da tradição didática, onde na sala de aula os comportamentos e atitudes também dão espaço para o processo de ensino. Já no empreendedorismo feminino destaca-se a contribuição de Barbosa et al (2011) onde escreve que o negócio próprio é algo com que as mulheres se identificam se dedicam com paixão, pois enxergam no empreendimento a capacidade de criar e afirmar seus próprios valores, na medida em que há autonomia, independência e liberdade.
As abordagens utilizadas no estudo foram de ordem quantitativa e qualitativa, utilizando-se do tipo de pesquisa descritiva e procedimento de levantamento (survey). Para coleta, foi utilizado instrumento adaptado, criado inicialmente por David McClelland, em 1972 e validado por Bartel (2010). Outras metrias foram adicionadas, como uma parte socioeconômica e demográfica; uma com modelo de habilidades e características no contexto acadêmico de Dornelas (2001) e uma com identificação de características proposto por Hisrich e Peters (2004).
Por meio dos resultados obtidos na pesquisa, identificou-se que as acadêmicas do curso de administração da Instituição de Ensino Superior possuem Perfil Empreendedor Médio superior. Em auto-declaração as mesma indicaram ter um perfil empreendedor um nível abaixo (Perfil Empreendedor Médio) do identificado pelo instrumento de McClelland. Quanto aos resultados sobre as principais habilidades empreendedoras no contexto acadêmico, vale destacar que algumas declaram que possuem pouca instrução para Habilidade de Gerenciamento e Habilidade.
O estudo também mostrou que as Instituições de Ensino possuem um grande papel na formação de potenciais empreendedores para o mercado de trabalho. Os resultados demonstraram que as alunas possuem Perfil Empreendedor Médio Superior e que consequentemente muito desse resultado está relacionado á influência que o curso de gestão proporciona. Sobre as problematizações a maioria destaca que empreendeu por influencia da situação econômica atual, além de ver uma alternativa para independência financeira.
Dornelas, J. C. de A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. Barbosa, F. C et al. (2011).Empreendedorismo Feminino e Estilo de gestão feminina: estudo de casos múltiplos com empreendedoras na cidade de Aracaju - Sergipe. Revista de Micro e Pequena empresa, 5(2), 124- 141. Ribeiro, M. F. S & Moreira, R. N. (2017). Características do comportamento empreendedor dos professores de empreendedorismo de ensino fundamental de uma solução educacional. Revista de Administração da UNI7, 1 (1), 263-290.