Resumo

Título do Artigo

OPORTUNIDADES EMPREENDEDORAS: DO PARADIGMA À OPERACIONALIZAÇÃO
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Palavras Chave

Oportunidades empreendedoras
Descoberta vs criação
Epistemologia

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Behling Gustavo
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Fernando Cesar Lenzi
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA

Reumo

Oportunidades são descobertas ou criadas pela ação empreendedora? Qual o papel da figura do empreendedor neste processo? Embora este seja um tema central do estudo do empreendedorismo, sua definição é demasiadamente elusiva e fragmentada, o que torna a aplicação empírica limitada. Pesquisas atuais têm centrado esforços no reconhecimento de oportunidades, mas pouca atenção tem sido dada a compreender a natureza e a fonte da própria oportunidade, questões fundamentais para que os esforços dedicados em pesquisas empíricas garantam que os pressupostos epistemológicos sejam respeitados.
A falta de clareza sobre a natureza da oportunidade empreendedora, pode comprometer a qualidade de estudos empíricos, de forma que o objetivo deste ensaio teórico é discutir o conceito de oportunidades empreendedoras, segundo as diversas correntes teórico-epistemológicas do campo do empreendedorismo, sugerindo cuidados que garantam que os pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos a essas presunções sejam respeitados na operacionalização empírica do construto.
São apresentados conceitos de oportunidades empreendedoras de três correntes epistemológicas: a visão da descoberta, para a qual as oportunidades existem objetivamente e suas pesquisas focam no evento de descoberta, com o uso métodos dedutivos e análises estatísticas; a visão da criação, que vê a oportunidade como um construto subjetivo, dependente do caminho e como tal sua pesquisa deve ser focada no processo e; uma visão integradora que prega não haver necessidade de escolha entre os pontos de vista opostos, podendo-se formar uma base produtiva de investigação através de várias perspectivas.
O estudo fornece direções para a pesquisa empírica sobre oportunidades empreendedoras, desde a definição do paradigma até a operacionalização da pesquisa de campo para as três vertentes apresentadas na Fundamentação Teórica, indicando a natureza do construto, variáveis relevantes para cada paradigma, a importância de diferenças na figura do empreendedor ex-ante e métodos para operacionalização da pesquisa de campo.
Percebe-se uma predominância dos estudos embasados na corrente da descoberta de oportunidades, mais tradicional que as demais, mas que demonstra resultados bastante consolidados, como a importância do conhecimento prévio, da experiência e da coleta de informações para possibilitar a descoberta de oportunidades. Contudo, outras abordagens vêm sendo empregadas para fomentar a compreensão de um fenômeno multifacetado e complexo, que não pode ser explicado, em sua totalidade por apenas um ponto de vista e que requer maior entendimento da importância da figura do empreendedor no processo.
A revisão bibliográfica realizada é composta por 41 estudos, sendo 7 destes da literatura nacional e os 34 restantes de periódicos internacionais, dando-se preferência para journals de impacto na área, como Entrepreneurship Theory and Practice, Journal of Business Venturing e Journal of Small Business Management. Vinte por cento das referências utilizadas foram publicadas nos últimos três anos.