Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS DE TRANSPORTE AÉREO: uma análise considerando o nível de serviço, o número de passageiros e a região de atuação
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Governança Corporativa
Transporte Aéreo
Recomendações da OCDE

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Frederico Lima Meneses
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas
2 - Carlos André de Melo Alves
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Departamento de Administração

Reumo

Constata-se, na atualidade, a importância das empresas de transporte para o fluxo de mercadorias e de pessoas. Entre tais empresas incluem-se as de transporte aéreo. Considerando diversos interesses na atuação dessas empresas, é oportuno analisar as características de governança corporativa dessas entidades. As recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico [OCDE], contendo princípios de governança corporativa, podem ajudar a estudar tais características, considerando-se, também, o número de passageiros, o nível de serviço e a região de atuação dessas entidades.
Considerando o contexto descrito, o problema de pesquisa é o seguinte: quais são as características de governança corporativa de empresas de transporte aéreo considerando o nível de serviço, o número de passageiros e a região de atuação? Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar as características de governança corporativa de empresas de transporte aéreo considerando o nível de serviço, o número de passageiros e a região de atuação.
A fundamentação teórica contempla aspectos conceituais da logística e do transporte aéreo, inclusive as partes interessadas na atuação das empresas de transporte aéreo, a importância do nível de serviço, do número de passageiros e da região de atuação. Adicionalmente, dispõe sobre a governança corporativa, com ênfase nas recomendações da OCDE. Para subsidiar essa fundamentação apresentam-se, entre outros, os autores Ballou (2006), Jensen e Meckling (1976) e OCDE (2016).
Realizou-se estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra não-probabilística de 34 empresas foi obtida a partir do ranking World Airline Awards (Skytrax, 2017). Coletaram-se dados em estatutos, relatórios anuais e relatórios de tráfego. Para tratamento dos dados usou-se análise de conteúdo, empregando-se 20 subcategorias associadas a 4 categorias baseadas nas recomendações da OCDE. Complementaram-se as análises com uso das estatísticas descritiva e inferencial não paramétrica, empregando-se testes Qui-quadrado.
Após a análise de 680 subcategorias, constatou-se, em média, 66,91% das subcategorias presentes. Houve a associação entre o percentual de presença de subcategorias e a região de atuação das empresas. As empresas da região que agrupava o continente Asiático e a Oceania apresentaram percentual de presença de 72,31%, enquanto as empresas sediadas nas Américas obtiveram o percentual de presença de 61,36%. Não houve associação desse percentual com o nível de serviço, nem com o número de passageiros transportados.
Este estudo tratou tema relevante e atual, relacionado às características de governança corporativa em empresas de transporte aéreo, podendo contribuir para melhor entendimento do tema por parte de gestores, acadêmicos, reguladores, acionistas, órgãos do governo, entre outros interessados. Adicionalmente, os achados podem subsidiar pesquisas futuras, como estudos de caso comparando as características de governança corporativa das empresas de transporte aéreo da Ásia e da Oceania com as características de governança corporativa das empresas de transporte aéreo de outras regiões do mundo.
Ballou, R. H. (2006). Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos / Logística Empresarial. 5. Ed. Porto Alegre: Bookman. Jensen, C. M. & Meckling, W. H. (1976). Theory of the Firm: Managerial Behaviour, Agency Costs, and Ownership Structure. Journal of Financial Economics, 3, 305-360. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (2016). Princípios de Governo das Sociedades do G20 e da OCDE. Paris: OECD Publishing. Skytrax. (2017). World Airline Awards. Recuperado em: 08 setembro, 2017, de http://www. worldairlineawards.com/Awards/worlds_best_airline.html.