Resumo

Título do Artigo

DISRUPÇÃO INSTITUCIONAL: UM NOVO OLHAR SOBRE A INOVAÇÃO DISRUPTIVA EM PLATAFORMAS DE CONSUMO COMPARTILHADO
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Palavras Chave

inovação disruptiva
plataformas tecnológicas
disrupção institucional

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Wilquer Silvano de Souza Ferreira
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Belo Horizonte
2 - Gláucia Maria Vasconcellos Vale
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - ppga
3 - Patrícia Bernardes
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucaristico

Reumo

Existe um interesse considerável em estudar inovações disruptivas como ameaças às empresas historicamente consolidadas. A maioria das discussões enfoca os desafios enfrentados por essas organizações e como os desafios podem ser abordados. Entretanto pouco se sabe como ocorre a disrupção em negócios de plataforma, quais são suas estratégias, como as plataformas criam e aproveitam os recursos da rede e como o crescimento das plataformas de consumo compartilhado parece distorcer as instituições estabelecidas, lacuna na teoria de Christensen (1997).
Diante do exposto, o presente artigo, um ensaio teórico, tem como questão de pesquisa: Como a teoria da inovação disruptiva pode auxiliar no estudo de plataformas tecnológicas e alterações institucionais subjacentes? O objetivo central é elaborar um novo quadro de análise de inovações disruptivas em plataformas de consumo compartilhado, que permita comparar inovações disruptivas com disrupção institucional em plataformas, contribuindo para o preenchimento da lacuna apontada por Christensen et al. (2016), ao incorporar conceitos de plataformas no contexto da inovação disruptiva.
A teoria da inovação disruptiva evoluiu incorporando várias dimensões, alguns elementos apontados por Christensen (1997), e abordados por demais pesquisas, permitem agrupar os conceitos nas seguintes categorias de análise: desempenho, modelo de negócio, concorrência, produto e característica dos participantes. As plataformas tecnológicas apresentam características similares às presentes em inovações disruptivas, podendo provocar efeitos disruptivos para a lógica institucional, ameaçando normas, comportamentos, capacidades, estrutura etc (Laurell & Sandstrom, 2016).
Constata-se, através das cinco categorias analíticas elaboradas, que as plataformas podem assumir características disruptivas (Christensen, 1997), quebrando o paradigma existente em termos de mercado e promovendo mudanças drásticas na lógica institucional, tanto das organizações disruptoras, como dos operadores históricos (Altman & Tushman, 2017). Nesse contexto, a percepção da disrupção institucional como um campo frutífero de análise, em especial, no caso das plataformas disruptivas, pode contribuir para avanços no entendimento desse tipo emergente de organização.
As plataformas, com suas características disruptivas e efeitos institucionais, podem ser analisadas sob diversas perspectivas de análise. Aqui, no entanto, foram destacados o desempenho, o modelo de negócio, a concorrência, o produto e as características dos participantes. Tais categorias representam avanços nos estudos sobre inovações disruptivas, sobretudo em plataformas, lacuna na teoria da inovação disruptiva. Observa-se que a disrupção institucional, apesar de pouco explorada, constitui um fator inerente às plataformas de consumo compartilhado.
Altman, E.J., & Tushman, M.L. (2017). Platforms , Open / User Innovation , and Ecosystems : A Strategic Leadership Perspective [Working Paper Nº 17-076 ]. Harvard Business School Organi-zational Behavior Unit, Cambridge, MA. Christensen, C.M. (1997). The Innovators Dilemma: when new technologies cause great firms to fail. Boston, MA: Harvard Business School Press. Laurell, C., & Sandstrom, C. (2016). Analysing Uber in Social Media: Disruptive technology or institutional disruption? International Journal of Innovation Management, 20(5).