Resumo

Título do Artigo

OS CAMINHOS DA PESQUISA EM SENSEMAKING: Um estudo bibliométrico na base de dados Web of Science de 1945 á julho 2018.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sensemaking
Estudo Bibliométrico
Web of Science

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Derson da Silva Lopes-Jr
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
2 - Nayara de Andrade Monteiro
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo
3 - Júlia Melo Macluf Biberg
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - são paulo

Reumo

O termo sensemaking é abordado de diversas maneiras na literatura organizacional. Suas raízes podem ser rastreadas no início do século XX, mas a produção de sentido não começou a emergir como um tópico distinto de estudo até o final da década de 1960 (Weick, 1969). Buscando apresentar um levantamento parcial do estado da arte nesse campo de pesquisa, este trabalho realizou uma pesquisa bibliométrica sobre as publicações acadêmicas na base de dados Web of Science (WoS). De acordo com pesquisa realizada pelos autores nessa base, não existe até o momento pesquisas bibliométricas sobre o tema
Este trabalho teve como objetivo contribuir para pesquisadores da área de estudos organizacionais, especialmente em sensemaking, oferecendo elementos de interesse para aqueles que desejem pesquisar a temática, fornecendo informações sobre quais periódicos consultar e quais autores são mais eminentes, além de direcionar possíveis periódicos com maior probabilidade de publicar novos estudos sobre o tema.
Para Gioia e Chittipeddi (1991), sensemaking refere-se a construção e reconstrução de significados dos envolvidos à medida que são feitas tentativas de desenvolver um quadro significativo de referências para entender o processo. Weick, Sutcliffe e Obstfeld (2005) ampliam as explicações sobre sensemaking ressaltando que ele envolve o estudo de retrospectivas em curso que produzem imagens plausíveis que racionalizam o que as pessoas estão fazendo. Cunliffe e Coupland (2012) consideram o sensemaking como uma atividade colaborativa usada para criar, sustentar e legitimar práticas organizacionais
Esta pesquisa utilizou-se da análise bibliométrica para o desenvolvimento de seu estudo. A análise bibliométrica é uma técnica de estudo que se utiliza da aplicação de métodos estatísticos para determinar mudanças qualitativas e quantitativas em um determinado tópico de pesquisa, estabelecendo o perfil das publicações relacionadas ao tema e detectando tendências A pesquisa foi realizada em 10 de julho de 2018. no WoS e encontrou 1943 artigos de 1945 a 2018. Os dados foram tratados no VOSViewer.
Este artigo apresentou um estudo bibliométrico da pesquisa em sensemaking para determinar a concentração dos estudos que os pesquisadores estão realizando. De maneira geral, pode-se dizer que a maioria dos artigos sobre sensemaking presentes na base de dados WoS foram publicados nos Estados Unidos, em língua inglesa, após 2008, no periódicos Organization Studies, Human Relations ou Organzational Science, foram escritos por Mumford, Connely ou Devenport, citam Weick, Gioia ou Mailtis e os periódicos Academy Management Review, Academy Management Journal ou Organization Science.
Este trabalho traz uma importante contribuição para pesquisadores da área de estudos organizacionais, especialmente em sensemaking, oferecendo elementos de interesse para aqueles que desejem pesquisar a temática, fornecendo informações sobre quais periódicos consultar e quais autores são mais eminentes, além de direcionar possíveis periódicos com maior probabilidade de publicar novos estudos sobre o tema.
Araújo, C. A. (2006) Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão. Porto Alegre, v. 12, n. 1 Gioia, D. A., & Chittipeddi, K. (1991). Sensemaking and sensegiving in strategic change initiation. Strategic Management Journal, 12(6), 433. Maitlis, S. (2005). The Social processo f organizational sensemaking. Academy of Management Journal, 48(1), van Eck, N.J. & Waltman, L. (2010). Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics. Springer: Amsterdã. Weick, K. E. (1973). A psicologia social da organização. São Paulo: Edgard Blücher, 1973.